Fim do chip no Brasil: Novo decreto faz Claro, Tim e Vivo colocarem substituto em vigor às pressas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Novo decreto faz Claro, Tim e Vivo colocarem substituto do chip em vigor (Foto: Reprodução/ Internet)

Operadoras brasileiras como a Claro, Tim, entre outras, são surpreendidas com nova tendência. As empresas precisam colocar novo substituto do chip em vigor

O tradicional chip físico pode estar com os dias contados. Operadoras como a Claro, Tim e Vivo já começaram a acelerar a transição para o eSIM, surpreendendo milhões de usuários no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo um estudo da Juniper Research, o chipe físico, o SIM card, tem perdido espaço, enquanto o eSIM se torna a escolha preferida de muitos consumidores.

Integrado diretamente ao dispositivo, ele permite a ativação de múltiplas linhas sem a necessidade de um chip removível. Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de linhas telefônicas já utilizam essa tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evolução do chip, indo do Mini SIM ao eSIM (Foto: Divulgação)

O chip físico acabará sendo substituído

De acordo com a pesquisa, as previsões indicam um crescimento exponencial nos próximos anos, com a expectativa de que o número de usuários de eSIM triplique em relação a 2021.

Isso tem levado as operadoras a reformular seus serviços e adaptar sua infraestrutura para atender a essa nova demanda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos smartphones e tablets, o eSIM já está presente em dispositivos conectados, como relógios inteligentes e até eletrodomésticos.

Estima-se que, em breve, metade das 8,05 bilhões de linhas móveis no mundo operem por meio dessa tecnologia. Nos Estados Unidos, o eSIM já é padrão em diversos aparelhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)

Na Europa e na Ásia seu uso cresce rapidamente. Já no Brasil, a tendência é que Claro, Tim e Vivo intensifiquem os esforços para expandir a oferta do serviço, acompanhando a transformação global.

A mudança está em curso, e os consumidores devem se preparar para uma nova era da conectividade, sem depender de um chip físico para acessar redes móveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

Chips (Foto: Reprodução)

Qual é a operadora mais utilizada no Brasil?

De acordo com a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações no Brasil. Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM.

No entanto, a Claro, que oferece uma gama variada de serviços, é considerada a maior operadora da América Latina. Possui 71,8 milhões de clientes no Brasil, sendo a segunda maior operadora local.

Por fim, clique aqui e veja mais matérias sobre as operadoras de celular.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile