Decreto da Receita Federal: 5 alertas urgentes chegam a quem guarda dinheiro na poupança Caixa, BB e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/04/2024 8h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Quem poupa na Caixa, BB e mais bancos precisam se atentar ao decreto da Receita Federal (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Logo.Net/Receita Federal/Canva)

Correntistas que possuem dinheiro guardado em poupanças como a Caixa, Banco do Brasil entre outras recebem alerta urgente

E um decreto da Receita Federal está deixando milhares de correntistas que poupam dinheiro na Caixa, Banco do Brasil entre outros bancos em total alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme uma nova pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, a caderneta de poupança ainda é considerado um dos investimentos mais populares.

De acordo com a pesquisa, ao menos 1/4 da população afirma ter recursos aplicados na poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem costuma poupar em bancos como Caixa e Banco do Brasil precisam ficar em alerta (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Porém, mesmo com essa predileção, outros produtos do gênero têm sido procurados por quem quer investir.

Afinal de contas, com a queda de juros, algumas aplicações acabam ficando mais à frente do que a poupança.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas é aí que muitos precisam ficar em alerta! Ao contrário do que muitos pensam a poupança também deve ser declarada no Imposto de Renda 2024.

Conforme exposto pelo InfoMoney, caso o saldo das aplicações realizadas some mais de R$ 140,00, o cidadão precisa declarar o mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 alertas:

Caso você se enquadre nesse grupo, veja abaixo os 5 alertas de como fazer esse tipo de declaração no Imposto de Renda:

1- Escolha o grupo “04 – “Aplicações e Investimentos” e o código “01” para depósito em conta poupança;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2- Informe a instituição financeira, o CNPJ dela, o número da agência bancária, o número da conta e o dígito verificador (DV) da mesma;

Poupança registrou mais entradas do que saídas em março (Reprodução: Internet)
Poupança registrou mais entraDinheiro guardado na poupança precisa ser declarado dependendo do valor (Foto: Reprodução/Freepik)

3- Em “Discriminação”, informe o número da instituição financeira e se a conta é conjunta, além de mais detalhes sobre a natureza dos investimentos;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4- Declare o país de origem do investimento (a localização “105 – Brasil” é a utilizada para investimentos no país);

5- Informe os rendimentos nas datas “Situação em 31/12/2022” e “Situação em 31/12/2023”;

Rendimentos de cadernetas:

Já os rendimentos de cadernetas de poupança devem ser declarados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, seguindo o tutorial abaixo:

1- Siga para o código 12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI);

A restituição do Imposto de Renda chaga primeiro aos idosos (Reprodução: Internet)
Quem declara o imposto de renda tem até o dia 31 de maio para o envio das informações (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

2- Informe se os rendimentos são do titular ou do dependente;

3- Informe nome e CNPJ da instituição financeira pagadora e o valor obtido dos rendimentos;

4- Informe o valor do rendimento isento.

Thumbnail Video Youtube

Até quando eu posso fazer a declaração do Imposto de Renda em 2024?

Quem ainda não declarou o IR neste ano de 2024 precisa correr! De acordo com o portal Jota, o prazo que iniciou dia 15 de março vai só até dia 31 de maio.

Pra quem não sabe, esse prazo é pré- estabelecido pela Receita Federal e soma um total de 77 dias para preencher e enviar toda a documentação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.