Pedido de demissão após 34 anos, vida discreta e mais: Marcos Uchôa, da Globo, vive assim hoje

Pedido de demissão após 34 anos, vida discreta e mais: Marcos Uchôa, da Globo, vive assim hoje; veja todos os detalhes

26/06/2025 10h20

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Demissão após 34 anos e vida discreta: Marcos Uchôa, da Globo (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

Pedido de demissão, vida discreta e longe da TV: como vive hoje Marcos Uchôa, ex-Globo

Após 34 anos na Globo, o jornalista Marcos Uchôa tomou a decisão de deixar a emissora no fim de 2021. Conhecido por suas reportagens em grandes coberturas de esportes, guerras e eventos internacionais, ele optou por uma vida mais discreta, longe da TV aberta, mas ainda ativo no jornalismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saída da Globo

A decisão de se desligar da Globo partiu do próprio jornalista depois de 34 anos de casa. Uchôa explicou que não concordava com a nova política de redução de custos da emissora, que afetou principalmente jornalistas veteranos.

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, o jornalista falou sobre sua decisão: “Essa diminuição de dinheiro acarreta em prejuízos e necessidades de adequar os gastos. Nesse aspecto, cortando as pessoas que são mais velhas e estão há mais tempo lá, de fato, é uma economia de gastos mais rápida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi difícil largar o salário que eu tinha. Era muito bom, confortável, mas gosto de ir aos lugares, fazer as matérias no local, e a emissora já não priorizava mais isso”, completou.

Na emissora, Uchôa fez história. Foram coberturas de Copas do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos, conflitos como a Guerra do Iraque e a Guerra Civil da Líbia, além de atuar como correspondente em Londres e Paris.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Passagem rápida pela EBC

Após sua saída da Globo, Uchôa assumiu em 2023 uma função na EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), onde ficou à frente do programa “Conversa com o Presidente”, ao lado de Lula, todas as terças-feiras.

A transmissão semanal foi criada com o objetivo de debater assuntos do governo, mas não atingiu a mesma audiência das lives do ex-presidente Jair Bolsonaro. A permanência na EBC durou menos de um ano. Em fevereiro de 2024, Uchôa pediu demissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi uma decisão minha. Achei diferente, divertido, um privilégio, mas preferi sair. Não houve nenhum desentendimento”, declarou ao F5.

O jornalista contou que chegou a comunicar diretamente ao presidente Lula sobre sua decisão. “Ele foi muito gentil, sugeriu que a gente conversasse na volta de uma viagem, mas não quis esperar porque não era questão de nova proposta, e sim uma decisão pessoal.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vida atual

Aos 66 anos, Marcos Uchôa segue atuando no jornalismo, mas escolheu uma rotina mais reservada. Sua conta no Instagram é usada quase exclusivamente para compartilhar conteúdos profissionais — seja análise de eventos esportivos, política ou atualidades.

Sobre sua vida pessoal, pouco se sabe. Uchôa optou por manter total discrição, mesmo após décadas sendo uma das principais figuras do jornalismo na televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse distanciamento do público no âmbito pessoal não diminuiu o carinho dos seguidores, que continuam acompanhando e elogiando seu trabalho.

Outros planos de Marcos Uchôa

Em 2022, Uchôa chegou a se lançar como pré-candidato a deputado federal pelo PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, representando o Rio de Janeiro. No entanto, desistiu da candidatura alguns meses antes da eleição, preferindo não seguir na carreira política.

Contudo, pouco tempo depois de sua saída da EBC, Uchôa recebeu um convite especial de Galvão Bueno para cobrir as Olimpíadas de Paris, em 2024, em transmissões online.

“Cubro Olimpíadas desde a de Los Angeles, em 1984. E de Atlanta, em 1996, até Tóquio, em 2020, fiz todas as cerimônias de abertura e encerramento ao lado do Galvão. Trabalhar novamente com ele em Paris é um prazer enorme”, afirmou Uchôa.

Além da cobertura esportiva, Uchôa continua se dedicando à produção de conteúdo, análises e comentários, mas longe das obrigações da televisão tradicional.

Conclusão

Marcos Uchôa optou por uma vida mais reservada, longe da TV tradicional, mas segue ativo no jornalismo por meio das redes sociais e projetos especiais. Após deixar a Globo e uma rápida passagem pela EBC, o jornalista trabalhou com Galvão Bueno na cobertura das Olimpíadas de Paris.

Marcos Uchôa se afasta da Globo, motivo é surreal e deixa emissora em estado de alerta

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.