Demissão e 21 agências lacradas: 2 sentenças de rival nº1 do Bradesco abalam BH, MG

Banco concorrente do Bradesco sofre duas viradas em BH, com demissão em massa e fechamento de 21 agências em Minas Gerais.

02/05/2025 13h40

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Demissão e fim de 21 agências de rival nº1 do Bradesco em BH (Foto: Reprodução/ Internet)

Banco concorrente do Bradesco sofre duas viradas em BH, com demissão em massa e fechamento de 21 agências em Minas Gerais

O Bradesco sempre foi um dos gigantes do sistema bancário nacional, presente em todo o Brasil, e está sempre se expandindo. Em contrapartida, um grande rival cravou o fim de diversas agências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma instituição que divide o topo com o Bradesco é o Itaú Unibanco, seu maior rival histórico. E, nos bastidores dessa competição, um movimento drástico do Itaú chamou atenção em Minas Gerais.

Conforme apurado pelo TV FOCO, o fechamento de 21 agências em Belo Horizonte e região metropolitana em apenas 18 meses, além de mais de 3 mil demissões, abalaram a capital mineira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itaú fecha 21 agências na Grande BH

De acordo com o Sindicato dos Bancários de BH e Região, entre 2023 e o primeiro semestre de 2024, o Itaú encerrou 21 unidades físicas na capital mineira e arredores.

O reflexo disso foi duro, cerca de 3.292 postos de trabalho foram cortados, sendo 1.342 apenas entre março e junho de 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

As agências BH Praça São Vicente, BH Lourdes e Betim estavam com fechamento programado para julho daquele ano. Conforme apurado, a primeira já se encontra permanentemente fechada em 2025.

Banco Itaú
Banco Itaú (Foto: Divulgação)

Na época dos fechamentos, Ramon Peres, presidente do sindicato e também supervisor operacional do próprio Itaú, não poupou críticas. Para ele, o cenário estava bastante preocupante:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É inaceitável que inúmeros bairros de BH já não contem com qualquer unidade bancária para prestar serviço à população. Nas agências que sobram, o cenário é de superlotação, longas filas e demora no atendimento”.

Ainda de acordo com Peres, os fechamentos não têm justificativa plausível, considerando que o banco teve um lucro recorde de R$ 35 bilhões em 2023, 15,7% superior ao do ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele rebate os argumentos da instituição, que atribui os encerramentos ao avanço das cooperativas, fintechs e bancos digitais.

“Não é a realidade. […] Os cinco maiores bancos que atuam no Brasil tiveram R$ 100 bilhões de lucro no último ano, com aumento de 5%. Então, é uma inverdade o que os bancos argumentam”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto na vida dos clientes

Reclamações sobre a falta de agências próximas, filas, dificuldades com o aplicativo e até a intenção de trocar de banco são cada vez mais comuns.

“Fecharam três agências na região onde moro. Agora, para sacar algum valor, preciso ficar procurando. Outro problema é o aplicativo, que muda quase semanalmente e quase sempre apresenta problema”, contou um cliente da região Leste de BH.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Itaú – Fechamento de agência (Foto Reprodução/Internet)

Uma correntista, por sua vez, cogita migrar para um banco digital: “Já que não vai ter agência física, estou pensando em mudar para um banco virtual, que não cobra taxa de manutenção”.

Em nota, o Itaú se defendeu dizendo que reavalia constantemente sua rede física, acompanhando o crescimento do atendimento online.

A instituição afirmou ainda que a presença física continua sendo parte da estratégia e que os funcionários estão sendo realocados.

Mas, segundo o sindicato, essa realocação não é suficiente para conter as demissões, que continuam acontecendo à medida que mais portas se fecham.

Considerações finais

  • O Itaú acabou fechando 21 agências e demitindo mais de 3 mil funcionários em 18 meses em BH, MG.
  • Apesar dos lucros bilionários, o banco reduziu sua estrutura física, prejudicando o atendimento e afetando clientes e trabalhadores.
  • A justificativa baseada na digitalização não convence, e a mudança levanta dúvidas sobre o compromisso social das grandes instituições financeiras diante do impacto gerado na população.

Como abrir uma conta no Itaú?

Segundo o portal do banco, você não precisa mais ir até uma agência para ser um correntista Itaú. Agora você pode abrir sua conta-corrente pela internet por meio do aplicativo Itaú Abreconta.

Em resumo, envie 2 selfies e tire fotos dos documentos necessários. Essa opção vale apenas para contas correntes individuais para pessoa física e contas correntes para pessoa física com crédito de salário.

Documentos necessários:

  • Documentos de identificação com foto (RG, CNH – Carteira de Motorista ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro).
  • Direto na agência – É só ir até a agência Itaú mais próxima, com os documentos abaixo e pedir para abrir uma conta corrente. Para abrir uma conta-conjunta, todos os titulares devem ir à agência com os documentos.

Por fim, veja mais notícias sobre o Itaú CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.