Depois de mais de 8 décadas, um banco gigante chega ao fim, enfrenta demissões em massa e tem sua fusão com o Itaú aprovada pelo Banco Central
O Itaú, sem sombra de dúvidas, é um dos principais e mais populares bancos do Brasil. A instituição financeira cresceu oferecendo bons serviços, atendimento confiável e ampliando com muita força a sua presença no país. Aliás, o gigante apostou em várias fusões ao longo dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, entre essas mudanças, uma marcou para sempre a história do setor financeiro no Brasil. Que foi o fim de um dos bancos mais tradicionais do país, que encerrou sua trajetória após 84 anos de funcionamento e se juntou ao Itaú. A seguir, vamos falar em detalhes sobre essa história.
Fim de banco gigante
O banco em questão é o Unibanco. Ele nasceu em 1924, quando João Moreira Salles criou o Banco Moreira Salles em Poços de Caldas, Minas Gerais. No começo, funcionava como uma seção bancária da Casa Moreira Salles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1967, banco se uniu ao Banco Agrícola Mercantil, o Agrimer, nascendo a União de Bancos Brasileiros (Unibanco). Depois, em 1975, todas as empresas do grupo passaram a usar a marca Unibanco. Já em 1983, a sede operacional foi transferida para São Paulo, o que acelerou ainda mais o crescimento da instituição.
Com o passar dos anos, o Unibanco se consolidou como um dos maiores bancos do país. Tinha 30 agências espalhadas por 10 estados e foi pioneiro em soluções modernas, como o lançamento do e-Card (cartão de crédito virtual).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fusão com o Itaú
Mesmo com toda essa força, em 3 de novembro de 2008 veio o anúncio que mudaria tudo. O Itaú e o Unibanco confirmaram a fusão de suas operações. A união trouxe uma grande reestruturação interna, que também gerou demissões em massa.
Dessa fusão nasceu o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, que passou a ser a maior holding financeira do hemisfério sul e uma das mais influentes do mundo. Na época, de acordo com o G1, a nova instituição tinha patrimônio líquido de R$ 51,7 bilhões e ativos avaliados em R$ 575 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 18 de fevereiro de 2009, o Banco Central aprovou oficialmente a fusão. Com isso, o Unibanco deixou de existir e passou a integrar um grande conglomerado financeiro, junto de empresas como Unibanco Seguros & Previdência, Fininvest, Hipercard, Luizacred, PontoCred, Tricard, Banco Dibens e Unicard.
Afinal, como abrir uma conta no Itaú?
De acordo com o próprio banco, hoje você não precisa mais ir até uma agência para se tornar cliente. Assim, basta usar o aplicativo Itaú Abreconta. É só enviar 2 selfies e fotos dos documentos pedidos. Aliás, essa opção vale para contas correntes individuais e contas com crédito de salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Documentos necessários
- Documento de identificação com foto, como RG, CNH ou RNE.
- Se preferir ir direto a uma agência, leve seus documentos e peça abertura de conta-corrente. Para conta conjunta, todos os titulares precisam ir pessoalmente.
Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o Itaú.
