Suspensão e até demissão: O que a lei trabalhista diz sobre fofoca no trabalho

Lei trabalhista traz o que pode ocorrer com quem faz fofoca no trabalho e confirma quando isso pode ocasionar problemas aos trabalhadores
No ambiente de trabalho é comum rolar conversas que não tem nada relacionado as funções. A clássica fofoca sempre ocorre e às vezes até é interessante para manter o clima de descontração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, fofocar sobre famosos, quem terminou, quem traiu quem e essas coisas, são normais. Mas, quando isso passa para a vida dos colaboradores, isso pode se tornar um problema grave, então, é aí que você tem que se atentar.
A lei considera a fofoca como crime e pode ser classificada, dependendo de como foi cometida, como crimes de calúnia, difamação ou injúria, respectivamente previstos nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, a partir do momento que a fofoca é sempre colegas de trabalho, isso vira um caso mais grave não apenas uma conversa trivial durante o intervalo. Sendo assim, é bom atenção a isso.
Quando a fofoca se torna um problema segundo a lei?
Nos casos destacados abaixo, você já poderá responder:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
- Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
- Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Em resumo, dependendo de como e o conteúdo o fofoqueiro espalhou através da sua fofoca e a quem ela for direcionada, poderá estar sendo enquadrado em um destes três tipos penais.
Sendo assim, atenção a isso, pois, além de responder criminalmente, você ainda poderá sofrer com suspensão e demissão do trabalho, através da justa causa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que diz a lei trabalhista sobre demissão por fofoca?
No artigo 474, da Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT), destaca que:
“A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho. No uso do poder disciplinar o empregador também pode suspender o contrato de trabalho do empregado que houver praticado ato faltoso”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, lembrando, isso ocorrerá quando chegar ao RH da empresa uma denúncia da pessoa vítima da fofoca. Então, caberá a empresa aplicar suspensão e por fim, a demissão, se julgar necessário.
Dessa maneira, fofoca no trabalho que afete alguém, se torna um problema grave a empresa precisa seguir a lei. Ao fofoqueiro de plantão, caberá em casos mais graves a demissão por justa causa.
ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA LEI TRABALHISTA QUE AFETA OS TRABALHADORES
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br