Demissão em massa, fábricas fechadas e falência: O triste dia em que gigante varejista acabou dando adeus

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Empresa fechada (Foto: Reprodução/ Internet)

Saiba mais sobre o fim de gigante varejista no Brasil após falência e demissão em massa

No ano de 2016, a Justiça de São Paulo decretou a falência da fabricante de fogões e geladeiras Mabe. E por conta disso, a gigante varejista precisou demitir mais de 1,5 mil funcionários e fechou suas duas fábricas, que estavam localizadas nas cidades de Campinas e Hortolândia, em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que pouco tempo antes, a empresa já havia demitido outros 342 funcionários por conta da baixa demanda que as lojas e os produtos das marcas Continental e Dako estavam tendo.

Inclusive, eles foram dispensados sem receber uma rescisão trabalhista por conta da dificuldade em relação ao dinheiro da loja. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa Mabe (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Porém, vários funcionários resolveram protestar, afinal, tem seus direitos e começaram a acampar em frente às fábricas. Inclusive, nem no final do ano, os trabalhadores haviam recebido o 13° salário.

E após toda essa confusão, a empresa Mabe fez um comunicado oficial e informou que só iria conseguir gerar receita para pagar suas obrigações caso tenha sido aprovado um plano de continuidade.

“Com os lucros dessa companhia a massa falida pagará as dívidas da rescisões”, disse a empresa varejista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dessas dívidas trabalhistas, a Mabe também tem cerca de 19,2 milhões de reais em débitos de serviços contratados e 4,5 milhões de fornecedores de matéria-prima.

Funcionários fazem greve em frente a empresa (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANDO A MABE SURGIU NO BRASIL?

Para quem não sabe, a empresa tem origem mexicana e surgiu no Brasil no ano de 2003 com a aquisição da Dako. Inclusive, no ano de 2009, a loja varejista comprou, por cerca de 70 milhões de reais, as operações das BSH, joint venture entre as alemãs Bosch e Siemens, que no caso, fabricavam no país produtos com as marcas Bosch e Continental.

Loja varejista Mabe (Foto: Reprodução/ Internet)

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771

Sair da versão mobile