Acabou a farra: Demolição e fim de shopping multimilionário de SP deixa paulistas sem chão

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Demolição e fim de shopping de SP deixa paulistas sem chão - Foto: Internet

O adeus do centro comercial colossal de SP caiu como uma bomba para milhares de frequentantes do local depois de anos de atividade

Centro comercial gigante e que disponibiliza em um mesmo local diferentes tipos de serviços, como lojas, cinemas, restaurantes e muito mais, os shoppings caíram no gosto do grande público e se tornaram o local perfeito para quem deseja ir às compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, a grande realidade é que nos últimos anos o comércio online vem abocanhando cada vez mais espaço entre os consumidores, situação essa que tem refletido em estabelecimentos do segmento e de grande porte, acabarem indo ao fundo do poço, como é o caso que citaremos nesta matéria.

Vale dizer que, estamos nos referindo ao Best Shopping, situado em São Bernardo do Campo, São Paulo. A obra colossal, fundada em 1986, chegou a receber uma média de nada menos que 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana, mostrando assim a sua imensa grandiosidade. Segundo o G1, a construção divida em três pavimentos tinha 8 mil m² e se tornou uma dor de cabeça aos moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade, localizada na Grande São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Best Shopping (Foto: Reprodução/Internet)

Mas, apedar do sucesso, o empreendimento gigante enfrentou um grave período de turbulência e muitas dificuldades financeiras por 4 anos seguidos. Assim, das 193 lojas que haviam sido abertas no local, apenas 43 seguiram funcionando até julho de 1999.

Acontece que além das dificuldades, a prefeitura lacrou o prédio por conta da falta de alvará do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, muitos proprietários bateram o martelo e decidiram fechar às portas dos seus estabelecimentos. Além disso, ambas as salas de cinema foram inutilizadas e a área de refeições não chegou nem a ser totalmente ocupada.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes do fim das atividades, as lojas restantes foram distribuídas entre o primeiro e o segundo andares, deixando o terceiro completamente vazio. Segundo o G1, o investimento colossal chegou ao fim em janeiro de 2001. O adeus do shopping ocasionou a perda de emprego de aproximadamente 200 funcionários que desempenhavam funções nas lojas, na manutenção do espaço e na segurança.

SITUAÇÃO DECADENTE E DESFECHO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano de 2015, após 14 anos do fechamento, o prédio que estava em decadência foi finalmente demolido, tendo seu desfecho cravado. Vale dizer que, o estabelecimento se tornou um verdadeiro pesadelo para os moradores da vizinhança.

Nos anos que esteve abandonado, o prédio serviu para moradores de rua, usuários de drogas, skatistas, pichadores, grafiteiros e muitas mais. Além disso, entre 2002 e 2006 o estabelecimento sofreu invasões, foi saqueado, teve os fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante roubados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o G1, existiam pessoas que usavam o local abandonado para rituais macabros de magia negra. “As mulheres vinham grávidas e saíam sem as crianças. Eles comiam gente morta aqui. Todo mundo que tinha contato com o shopping saía com uma “coisa daqui””, relatou um ex-morador.

“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.

Qual o maior shopping do Brasil?

Segundo o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile