‘Depressão impacta todas as dimensões’, diz psicanalista Vânia Euzébio sobre o impacto da doença na fé

Profissional alerta os riscos de atribuir transtorno à falta de conexão divina
Em 2023, um mapeamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciou uma realidade preocupante: o Brasil tem a população mais depressiva da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No período, cerca de 5,8% dos brasileiros eram atingidos pela doença. Embora comum, ainda é mal compreendida e estigmatizada, o que leva a crenças errôneas sobre suas causas e consequências.
Isso é o que afirma Vânia Euzébio, psicanalista clínica e terapeuta comportamental. “Uma dessas crenças é que a depressão é resultado da falta de fé ou conexão com Deus. Mas a verdade é que o transtorno é uma condição multifacetada que pode ser causada por uma combinação de fatores”, comenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela observa que, frequentemente, os sintomas da depressão são agravados por desinformação e falta de investigação clínica adequada. “Uma das primeiras coisas que observo quando a pessoa chega com traços mais intensos de depressão é há quanto tempo ela fez exames clínicos. Muitas vezes, níveis baixos de vitamina B12, ferritina, outras vitaminas do complexo B, ou desequilíbrios hormonais são os verdadeiros responsáveis pelos sintomas. Já atendi pessoas em sofrimento profundo, prestes a desistir da vida, e era apenas deficiência vitamínica. Por isso, antes de aprofundar a investigação emocional, solicito esses exames”, relata.
Alguns dos pilares principais para o desenvolvimento da doença
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Baixa vitamina: Deficiências nutricionais, como a falta de vitamina D ou B12, podem contribuir para a depressão.
- Desregulação hormonal: Alterações nos níveis de hormônios, como a serotonina e a dopamina, podem afetar o humor e levar à depressão.
- Reflexo de traumas: Experiências traumáticas, como abuso ou perda, podem ter um impacto profundo na saúde mental e levar à depressão.
Contudo, de acordo com a profissional, o mais preocupante é o caminho pelo qual a depressão pode guiar o indivíduo. “Leva a pessoa a desacreditar de si mesma, e abalar a sua fé. A sensação de desesperança e desamparo é avassaladora, o que a faz questionar sua própria identidade e propósito”.
Vânia também chama atenção para como a fé é atingida pela depressão, e não o contrário: “Normalmente chegam aqui muito abalados. Ainda existe muito julgamento, como se quem tem depressão estivesse distante de Deus ou não tivesse fé. Mas isso não condiz com a realidade. A depressão é uma condição que tira da pessoa o ânimo, a motivação e a alegria. Isso afeta todos os seus relacionamentos, inclusive com Deus. Não é ausência de fé. É a depressão impactando todas as dimensões da vida”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O apoio da família
Quando um familiar passa por uma fase difícil, é fundamental que os outros membros ofereçam apoio e acolhimento. Vânia cita algumas dicas importantes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Nunca diga que é falta de Deus ou ingratidão
Essa afirmação pode piorar a situação e fazer com que a pessoa se sinta culpada ou envergonhada. - Acolha e esteja pronto para ouvir sem julgamentos
Quando ela quiser falar. Isso pode ajudar a pessoa a se sentir ouvida e compreendida. - Ofereça ajuda para encontrar um profissional competente
Um terapeuta ou psiquiatra pode ajudar a identificar as causas da depressão e desenvolver um plano de tratamento personalizado. - Diga que você sente muito por vê-la nessa situação
Mas que acredita que ela irá sair dessa situação. Isso pode ajudar a pessoa a se sentir apoiada e motivada. - O acolhimento salva vidas e o julgamento destrói
É fundamental que as famílias e os amigos ofereçam apoio e compreensão às pessoas que estão passando por uma fase difícil. “Com o acolhimento e o tratamento certo, é possível superar a depressão e encontrar a esperança novamente”, finaliza.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br