Tirada do ar: A derrubada de emissora rival da Globo após calote em funcionários e greve geral

Emissora se tornou o pé no calcanhar de Aquiles da Globo
Afinal, nos anos 80 e 90 uma emissora rival da Globo deixou a emissora dos Marinho de ‘cabelo em pé’. A Vênus Platinada se viu ameaçada na audiência pela primeira vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, após um calote nos funcionários e uma greve geral, essa emissora que conquistou uma legião de fãs decretou falência e fez a emissora carioca voltar a respirar aliviada.
SAIBA MAIS! Estúdios esvaziados, luzes apagadas e falência: O fim de canal de TV que está na sua vida há décadas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma falência nunca remete há algo bom, afinal são milhares de empregos que deixam de existir e também a frustração de um empreendedor que viu o seu sonho se tornar um pesadelo.
Estamos falando de Adolpho Bloch que faleceu em 1995 e era dono da extinta TV Manchete. Após a morte do empresário, a emissora se digladiou de vez.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A Manchete entrou na casa dos brasileiros em um domingo de junho de 1983. Neste dia, foi ao ar uma contagem regressiva e na sequência um discurso de Adolpho Bloch. Com um pacote gráfico futurístico e inovador, a emissora prometia revolucionar a TV brasileira.
Produções japonesas como Jaspion e Cavaleiros do Zodíaco se tornaram febre entre o público infantil e marcaram uma geração. Já a teledramaturgia do canal incomodou bastante a concorrência, principalmente a poderosa Globo, durante a exibição das novelas Pantanal e Xica da Silva, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tais Araújo, hoje estrela da Globo, deu vida à protagonista Xica da Silva na TV Manchete (Foto: Reprodução / Internet)
Mesmo com todo o sucesso, a Rede Manchete passou a enfrentar problemas financeiros. Com a instabilidade que afetava o país, o canal passou a acumular dívidas e chegou ao fim por este motivo de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo.
A emissora se despediu do público em 1999, em uma greve de funcionários por causa de salários atrasados, dando espaço para a RedeTV!, que segue em atividade até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pouco tempo depois em que decretou falência, a concessão da Rede Manchete foi comprada por Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho, fundadores do canal que atualmente é um dos principais em antena aberta do país.

A rival da Globo foi berço de nomes famosos da TV Brasileira (Foto: Reprodução / Montagem TV Foco)
TEM CHANCE DE VOLTAR?
Após fazer história, muito se especula sobre um possível retorno da Rede Manchete nos dias atuais. Fato é que é praticamente impossível a emissora voltar em canal aberto, mas existem outras possibilidades.
Isso porque em 2021 um empresário comprou o direito de uso da marca TV Manchete, levantando a possibilidade de retorno do canal. Mesmo sem concessão em canal aberto, a emissora poderia voltar com uma nova ‘roupagem’ e mais moderna na web ou até mesmo como plataforma de streaming.

Rede Manchete fez história (Foto: Reprodução / internet)

Novelas como Chica da Silva e Pantanal marcaram a emissora (Foto: Reprodução / Internet)

A RedeTv! acabou assumindo as concessões da finada TV Manchete (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br