Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/01/2025 0h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e poupança - Foto Reprodução Internet

A poupança vem perdendo cada vez mais espaço entre os brasileiros. Aliás, trouxemos um substituto liberado pelo Banco Central

A poupança é uma conta de investimento de renda fixa, criada para incentivar a aplicação de pequenos valores que geram rendimentos mensalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a poupança tem ficado menos atrativa. Visto que o rendimento oferecido por ela não condiz mais com a realidade e alternativas disponíveis no mercado.

Segundo a equipe de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do portal E Investidor, as pessoas passaram a buscar outras alternativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)
Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)

Resumo

  • A poupança vem perdendo a atratividade;
  • Assim, as pessoas estão buscando outras alternativas;
  • Aliás, trouxemos uma liberada pelo Banco Central;
  • Trata-se do CDB, muito usado nos bancos digitais.

Vale lembrar que o Banco Central liberou algumas opções. Entre elas, o Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que ganhou força com os bancos digitais.

CDB

Os CDBs podem oferecer retornos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma acompanhar de perto a taxa Selic. CDBs que pagam 100% do CDI ou mais já oferecem rentabilidade superior à poupança.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, para quem busca por segurança, os CDBs contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores de até R$ 250 mil por CPF e instituição, semelhante à proteção oferecida à poupança.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CDBs se tornou um investimento visado por quem tem alta renda (Reprodução: Internet)

Apesar de sujeitos à tributação de Imposto de Renda, os CDBs mantêm vantagens por proporcionarem retornos superiores, especialmente em períodos de taxas de juros. Mas, é importante observar prazos de carência e regras de resgate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

A poupança vem perdendo cada vez mais a sua atratividade. Nessa matéria, trouxemos uma forma de rendimento que garante mais retorno que a caderneta da poupança. Trata-se de uma excelente novidade que promete ajudar sua vida financeira. O CDB, liberado pelo Banco Central.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O CDB continua sendo a melhor opção para quem quer investimentos mais rentáveis em poupanças (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual o rendimento da poupança hoje?

O Banco Central é o responsável por regulamentar a poupança. Vale lembrar que atualmente ela funciona assim:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR);
  • Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.

Vale lembrar que o valor da TR é calculado diariamente, então esse número está sempre sofrendo pequenas alterações. Apenas para referência, a TR acumulada nos últimos 12 meses (abril de 2023 a abril de 2024) é de 1,37%.

Confirma mais matérias sobre os bancos clicando aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.