Desconto em carros 0km e fim do IPVA: 2 decretos em vigor no RJ salvam rival nº1 da Uber em 2025

Viradas acertam o Rio de Janeiro e trazem essas notícias que acerta em cheio uma rival número 1 da Uber no Estado; Debate traz uma situação complicada na cidade
A Uber é uma das principais empresas nos transportes privado em atividade no Brasil, mas, ela não é a única. E, aliás, nem a primeira a operar por aqui. Muitos antes delas, existiam os táxis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles operam há anos e perderam um pouco do espaço com a chegada da Uber, mas, ainda resistem em diversas cidades e no Rio de Janeiro, é uma delas. Mas, eles estão lidando com algumas questões.
O time de especialistas em transportes do TV Foco, a partir de informações coletadas do site O DIA, traz agora um desfecho que acerta os táxis, que são rivais lendários da Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DEBATE COM A RIVAL DA UBER
- Lei quer limitar tempo de vida útil de táxis;
- Mas, sindicato luta contra isso;
- Taxistas comentam situação;
- Uber já tem uma política própria.

A SITUAÇÃO DOS TÁXIS
Em 3 de abril, o Diário Oficial do Rio de Janeiro reestabeleceu a liminar que exigia que os taxistas precisavam mudar de carro, após 10 anos. A medida surpreendeu a todos.
Mas, no mesmo dia, contudo, a tarde, Eduardo Paes publicou um novo decreto que suspende o anterior. Dessa maneira, os automóveis voltaram a não ter limite de vida útil, no entanto, aqueles com mais de 10 anos devem passar por uma vistoria física anual.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, a discussão não parou por aí, afinal, o debate ainda deve persistir. O sindicado dos taxistas alega que muitos conseguem manter o carro conservado, mesmo com mais de 10 anos.
“Essa lei acaba com o limite de vida útil dos táxis e reconhece a realidade de milhares de profissionais que trabalham diariamente com veículos mais antigos, porém bem conservados. Também estabelece vistoria anual, como medida de segurança, sem obrigar ninguém a trocar de carro apenas por causa do ano de fabricação”, disse o Stam-RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIFICULDADE DOS TAXISTAS
Além disso, alguns taxistas comentaram sobre a situação, como, por exemplo, Léo Tempera, de 65 anos. Ao O Dia, ele comentou que mesmo com benefício como descontos em 0KM e IPVA zero, ainda é difícil comprar um carro novo:
“Cada taxista tem sua peculiaridade. Quem vive de táxi exclusivamente, paga aluguel, paga colégio de filho, despesas… Mesmo tendo desconto para comprar carro zero, não pagando IPVA, fica difícil para o cara que vive de táxi ficar trocando de carro. Mas, para mim, dez anos é o suficiente, é o máximo. Poucos conseguem conservar bem o carro, então acho que é um prazo máximo. Mas a maioria quer ficar mais tempo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS
Um grande rival da Uber, os táxis, estão lutando pelo direito de poder ficar mais tempo com o carro. Uma lei no Rio de Janeiro quer fixar essa data para 10 anos, mas, eles desejam mais e lutam por isso.
E A UBER?
A própria política da empresa exige carros novos e precisam ser dos últimos 10 anos. Então, automaticamente, só entra na frota quem atende aos padrões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br