Após aprovação de Projeto de Lei sobre a renovação da carteira, surge também uma série de descontos sobre o imposto atrasado
Existem algumas novidades sobre as leis de trânsito, nesta quinta-feira, dia 19. Elas envolvem a CNH e o IPVA, que são fundamentais para que os motoristas continuem circulando legalmente pelas ruas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, em maio, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei que estabelece o desconto de 50% no valor cobrado pela renovação da carteira de motoristas que tenham entre 50 e 70 anos de idade.
Segundo a Agência Senado, o texto, de número 5.153/2023, ainda aponta a consideração de 70% para aqueles que já passaram de 70. Com autoria do senador Fernando Dueire, do MDB-PE, a proposta aponta, na teoria, para uma correção sobre os valores, principalmente para os mais velhos, que serão os beneficiados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele ressaltou que um idoso de 75 anos, que deve fazer a renovação da CNH a cada 3 anos, pagaria 30% do valor aplicável aos condutores abaixo de 50. “Esse projeto, na verdade, traz justiça. Hoje os habilitados pagam pela renovação da carteira o mesmo valor para concessão de tempos diferentes e isso não é justo”, ressaltou.
E o IPVA?
Se você está com o pagamento atrasado, precisa ser rápido para conseguir quitar as dívidas. Tarcísio de Freitas vai garantir uma série de descontos até 20 de dezembro. Desde setembro, o governador vem facilitando o processo através do Acordo Paulista, exclusivamente em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano é liberar a longa lista de condutores que estão com valores em aberto. Com isso, surge o incentivo à quitação de débitos de pequeno valor, de até R$ 42.432. Isso, claro, inclui o IPVA. De acordo com a Agência SP, os descontos chegam à marca de 100% em multas e juros.
Conclusão
Em 2024, a fiscalização está ainda mais rígida nas vias públicas. Um dos motivos apontados é o aumento do número de carros em circulação. Segundo o Detran, nos últimos 4 anos, somente na capital de São Paulo, a frota de veículos cresceu de 6,1 para 6,5 milhões. A instituição é responsável por promover ações relacionadas ao registro de condutores, documentações, além de estatísticas, multas e outros serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre as leis de trânsito e as novas mudanças sobre a CNH!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
