Colocar o CPF na nota fiscal pode trazer inúmeros benefícios aos consumidores, inclusive descontos no IPVA, IPTU, PIX na conta e muito mais
A inclusão do número do CPF na nota fiscal tem se tornado cada vez mais comum em diversas modalidades de compra. Embora essa opção seja rotineira para os consumidores, muitos ainda não exploram as vantagens que ela oferece.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘enotas’, toda vez que você faz uma compra, você tem a opção de colocar seu CPF na nota fiscal e assim ajudar os órgãos responsáveis a controlar a tributação fiscal do comércio, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e evitar a sonegação.
Não só os Governos estaduais que ‘ganham’ com a prática, mas o consumidor também. Isso porque, existe uma série de benefícios disponíveis para quem contribui com a ação e sempre solicita para colocar o CPF na nota fiscal. Mas, é importante dizer que pode variar a cada estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a Nota Fiscal Paulista
O estado de São Paulo é um que incentiva consumidores a colocar CPF na nota fiscal e oferece uma série de benefícios. Por lá, os moradores podem ter descontos no IPVA e até IPTU. Aliás, o portal Exame fez um levantamento dos lugares que mais geram créditos na Nota Fiscal Paulista.
Quanto maior o percentual do ICMS pago no estabelecimento, menor o número de consumidores que pediram o CPF em compras no local, maior a quantidade de créditos gerada nas compras. A Nota Fiscal Paulista permite os estabelecimentos devolverem até 7,5% do valor da compra em créditos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo que o estabelecimento não costume gerar créditos, continua valendo a pena pedir o CPF na nota por conta dos prêmios distribuídos pelo programa, principalmente se o valor da compra for alto. Veja alguns locais geram mais créditos na Nota Fiscal Paulista.
- Fornecimento de alimentos preparados para empresas / Serviços de alimentação para eventos e recepções/ Serviços de alimentação privativos (cantinas) / Fornecimento de alimentos preparados para consumo familiar. Porcentual médio de créditos gerados em compras: 5,7%;
- Lojas de calçados e artigos para viagem. Porcentual médio de créditos gerados em compras: 3,1%;
- Atividades financeiras de seguros e serviços relacionados. Porcentual médio de créditos gerados em compras: 2,8%.
Quais estados tem programa de incentivo ligado a Nota Fiscal?
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
