A verdade sobre se o desodorante pode acabar causando câncer de mama
O câncer de mama vem afetando um número cada vez maior de mulheres no Brasil e no mundo, tornando-se uma das principais causas de morte entre o público feminino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a doença desperta preocupação e muitas mulheres têm dúvidas sobre o que pode levar ao seu desenvolvimento.
Fatores como idade, histórico familiar, alterações hormonais, estilo de vida, sedentarismo e alimentação inadequada podem estar associados ao risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o uso prolongado de hormônios e a exposição a substâncias nocivas também são apontados em estudos. Por isso, a prevenção, os exames regulares e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater a doença.
Mas e desodorante, pode causar câncer de mama?
Em síntese, durante entrevista ao g1, o dermatologista Alexandre Filippo explica como tratar o suor excessivo e o mau cheiro e esclarece se o uso de antitranspirantes que contêm alumínio pode, de fato, prejudicar a sua saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É uma polêmica muito grande e muito antiga que o desodorante antitranspirante causa câncer de mama pelo excesso de alumínio. [Dizem que] esse alumínio é um metal pesado que causa uma intoxicação, que pode modificar e causar uma alteração nas glândulas, levando a um câncer de mama. Isso nunca foi comprovado cientificamente”, afirma Filippo.
Segundo o médico, o ideal para a saúde da pele é não exagerar no uso e verificar a composição do produto no rótulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você pode avaliar usar desodorante antitranspirante em momentos sociais (uma festa, entrevista de trabalho ou uma reunião importante) e no dia a dia usar um desodorante que não tenha essa quantidade de produtos químicos”, diz.
Quais são os cânceres que mais mata atualmente?
- Câncer de pulmão: principal causa de mortes, com cerca de 1,8 milhão de óbitos (18,7% do total)
- Câncer colorretal: aproximadamente 900 mil mortes (9,3%)
- Câncer de fígado: cerca de 760 mil mortes (7,8%)
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE