Condutores podem perder direito de dirigir, caso descumpram as atuais regras de trânsito, já em vigor a partir de 2025
Para quem quer manter a CNH ativa, surgiram alguns novos alertas do Detran! Isso porque, no próximo ano, as regras ficarão ainda mais rígidas, por causa do aumento no número de carros em circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fluxo cresceu e, consequentemente, a fiscalização também tem acompanhado toda a demanda. Segundo a Pesquisa Econômica Aplicada, há cerca 1 ano, a taxa de mortalidade no trânsito aumentou em 2,3%.
Por isso, aos motoristas, existem algumas informações fundamentais para garantir que sigam com segurança e, claro, aprovados dentro das leis. Caso contrário, a suspensão da CNH será inevitável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Detran assume a missão promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
Entre as infrações mais graves, que levam à suspensão imediata do documente, aparece o ator de dirigir sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas – o que aumentam ainda mais os riscos de acidente. Neste caso, a tolerância é zero para qualquer pessoa ou idade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alívio financeiro: Nova lei aprovada por Alckmin essa semana pode deixar a conta de luz mais barata
● Lei sancionada garante presentão de Natal para idosos 60+ com dívidas de conta de água, luz internet e mais
● R$2,4B: Lei Estadual comunica liberação do 13º salário em 1 única parcela a trabalhadores e informa data
Mas, existe outra questão importante. Ela envolve ameaças a pedestres ou outros veículos, com manobras bruscas e ultrapassagens perigosas. Agora, esse é um motivo para cancelar a CNH. O objetivo, claro, tem sido proteger condutores e motoristas, na intenção de reduzir os dados.
Aliás, houve também mudanças no prazo de renovação. Elas atingiram, principalmente, os mais velhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que mudou?
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
- Com isso, fica proibida a espera de até 10 anos, como no caso dos condutores abaixo de 50 anos.
Conclusão
De acordo com o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante 2 anos, contados da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele já pode tentar se reabilitar novamente.
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
