Informe do Detran chega com proibição e +4 alertas para quem tem CNH tipo A

Tudo o que você precisa saber sobre o informe do Detran que chega com 5 alertas aos motoristas com CNH tipo A.

17/09/2025 9h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CNH - Foto: Internet

Tudo o que você precisa saber sobre o informe do Detran que chega com 5 alertas aos motoristas com CNH tipo A

O Detran-SP, por meio do seu perfil oficial no Instagram, acabou emitindo um comunicado diretamente aos motoristas com CNH tipo A, ou seja, os motociclistas. Em suma, segundo a Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito), analisados pela Abraciclo, mais de 39.186.371 pessoas possuíam a CNH (Carteira Nacional Habilitação), na categoria A, a dedicada para motocicletas e veículos motorizados de duas ou três rodas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o Detran acabou informando no Dia Nacional do Motociclista (27/7), 5 dicas essenciais para uma pilotagem mais segura.

  • Capacete é obrigatório, mas não pare por aí: roupas com faixas refletivas aumentam sua visibilidade e proteção no trânsito.
  • Fique longe o bastante do veículo à frente para evitar choque em caso de frenagem brusca.
  • Antes de sair, verifique: pneus, bateria, luzes, fluidos.
  • Evite trajetos longos sem pausas e nunca use o celular enquanto pilota.
  • Se não fizer isso por você, faça isso por quem você ama.

Recentemente, inclusive, o Fantástico acabou exibindo uma reportagem com um alerta para uma epidemia silenciosa no Brasil: os acidentes de motos. No ano de 2024, as internações envolvendo motociclistas custaram ao SUS, o Sistema Único de Saúde, mais de R$ 257 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa epidemia de acidente de trânsito ela é tão grave que, em 71% dos municípios do Brasil os acidentes de trânsito matam mais do que as armas de fogo. Mais de 60% estão em cima de uma moto. Ela tem 17 vezes mais chance de morrer se tivesse sofrido um acidente dentro de um automóvel”, disse o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior.

Ainda de acordo com a Abramet, as vítimas são, em sua maioria, jovens entre 20 e 39 anos. São quase sete mortes por dia no trânsito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“A grande maioria, quando não vai a óbito, acaba sofrendo lesões graves e permanentes,, afirmou o presidente da entidade, Antonio.

Ou seja, é de suma importância que os motociclistas estejam sempre atentos para que evitem lidar com maiores imprevistos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.