Informe do Detran chega com proibição em multas e alerta para motoristas com CNH tipo B

Comunicado do Detran chega com proibição em multas e alerta motoristas com CNH tipo B sobre mudanças no trânsito
Nos últimos meses, motoristas de São Paulo começaram a perceber papéis colados nos para-brisas de seus carros. Eles parecem oficiais, trazem o logotipo do Detran-SP e até vêm com um QR Code, pedindo que o motorista escaneie para “ver ou pagar” uma multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é aí que mora o perigo. Muitos acreditam ser algo legítimo, mas na verdade é um golpe, uma armadilha para roubo de dados ou dinheiro. A confusão é grande porque o material parece muito verdadeiro, quase impossível de diferenciar de uma notificação oficial.

O Detran-SP, através do seu Instagram, esclarece de forma clara: nunca deixa notificações em papel nos veículos. E não, eles também não usam QR Codes para cobrar multas diretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, todas as notificações oficiais chegam pelo Correio, no endereço do condutor cadastrado, e mesmo quando há QR Code, ele só serve para direcionar ao site oficial do Detran-SP, onde você pode consultar a infração, apresentar defesa ou emitir guias de pagamento. Pagamento direto pelo QR Code? Nunca.
É bom lembrar também que nem todas as infrações de trânsito são de competência do Detran-SP. Estacionamento irregular, por exemplo, é responsabilidade do município. Aqui em São Paulo, quem cuida disso é a CET. Ou seja, se alguém colar um papel no seu carro dizendo que é do Detran-SP e que você deve pagar por um estacionamento irregular, é golpe na certa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O QR Code legítimo do Detran-SP existe, sim, mas ele tem funções específicas e seguras: consulta de infrações, recursos, emissão de guias. Nada mais. Se alguém tentar te cobrar diretamente por ele, desconfie imediatamente.
Como fazer uma denúncia sobre o golpe?
Se por acaso você se deparar com uma dessas notificações falsas, não escaneie nada, não pague nada, não clique em nenhum link. Esses golpes existem para enganar mesmo, e quem cai acaba passando dados pessoais e bancários para criminosos.
Porém, caso já tenha sido vítima ou recebido algo suspeito, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica ou use a plataforma Fala SP. Além disso, informe o Detran-SP por seus canais oficiais. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam na mesma armadilha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se proteger, é essencial conhecer os meios oficiais de comunicação do Detran-SP. Se receber uma notificação física no carro, especialmente com QR Code pedindo pagamento, desconfie imediatamente. Use sempre o site oficial ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para checar suas multas e infrações.
Por fim, a melhor forma de evitar golpes é a atenção e a informação. Compartilhe com amigos e familiares, fique atento aos detalhes e não se deixe enganar por aparências. Pequenos cuidados podem evitar grandes prejuízos, e, no trânsito, como na vida, prevenção nunca é demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu