Idosos 60+ que possuem CNH podem garantir um benefício exclusivo em apenas 3 passos. Veja como solicitar o cartão de estacionamento
Os idosos com 60 anos ou mais que possuem CNH e ainda dirigem podem garantir um benefício exclusivo de estacionamento. Trata-se do cartão ou carteira de estacionamento e ele pode ser garantido em apenas 3 passos bem simples, sem nem precisar sair de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o cartão de estacionamento é uma credencial que dá direito a vagas exclusivas aos idosos. Antes, ele precisava estar impresso e deixado no painel do carro. Agora, também pode ser emitido de forma digital, diretamente pelo app da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Conforme a advogada previdenciarista Ingrid Magalhães, a versão digital substitui o modelo físico e vale em todo o território nacional, sem depender do estado ou município que a emitiu. Ademais, esse benefício além de favorecer os idosos 60+, também atinge as pessoas com deficiência (PCDs).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 passos para solicitar o cartão de estacionamento
Veja como pedir seu cartão sem sair de casa de forma simples e prática:
- Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e clique na opção “Condutor”. Em seguida, siga as instruções que aparecem na tela.
- Se você ainda não tem o aplicativo, entre no portal da Senatran, acesse com sua conta Gov.br e solicite o cartão de forma online.
- Depois de emitir o cartão, é possível vinculá-lo a um veículo, seja seu ou de outra pessoa. Aliás, não é necessário deixar o documento visível no painel, pois os agentes de trânsito conseguem verificar tudo pelo sistema, usando a placa ou o QR Code.
Mesmo com a facilidade da versão digital, é importante respeitar as normas. Quem estacionar em vagas reservadas sem ter direito ou sem estar com o cartão vinculado ao veículo pode receber uma multa. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e remoção do veículo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos precisam pagar IPVA?
A isenção do IPVA depende de alguns critérios, como o ano de fabricação, que varia conforme o estado. Além disso, condutores PCD podem solicitar o benefício mediante comprovação da condição.
Atualmente, não há uma lei que conceda a isenção do IPVA exclusivamente para idosos. No entanto, muitos indivíduos acima de 60 anos possuem condições de saúde que podem garantir esse direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se o motorista estiver diagnosticado com uma doença reconhecida pelo Ministério da Saúde como passível de isenção, é possível solicitar o benefício apresentando laudos médicos que comprovem a situação.
Veja mais notícias sobre o IPVA CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
