Detran RJ emite comunicado com proibição a motoristas que gera multa e até suspensão da CNH; veja como evitar

O comunicado do DETRAN RJ que chega com proibição crucial aos motoristas.

16/10/2025 15h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
COMUNICADO DETRAN - MONTAGEM: TV FOCO

O comunicado do DETRAN RJ que chega com proibição crucial aos motoristas

Por meio do seu perfil oficial no Instagram, o Detran RJ acabou emitindo um importante comunicado que traz proibição aos motoristas, podendo inclusive gerar multa e até mesmo a suspensão da carteira nacional de habilitação, a CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem mais delongas, para melhor entender sobre o assunto, estamos falando sobre o transporte de pets nos veículos. Muita gente não sabe, contudo, existe uma forma que é a correta de viajar com os seus animais de estimação. Ou seja, em meio a isto, é muito importante seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o transporte de animais. Vamos conferir o que diz a lei:

“O art. 252 do CTB, em seu inciso II, proíbe dirigir “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre os braços e pernas”. Quem insistir está incorrendo em infração média, com multa de R$ 130,16 e ainda levar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, diz a lei de trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o art. 235 do CTB diz que: “Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado” é infração grave. Sendo assim, a penalidade é multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Inclusive, vale falar também que, se o seu pet acabar ficando solto pelo carro e acabar atrapalhando a atenção na estrada de alguma forma, o motorista também pode ser multado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A saber, em todos esses casos, além de receber a multa e pontos na CNH podendo levar até mesmo a sua suspensão. Assim, a lei dá conta de que o condutor só vai poder retomar a jornada depois de adequar o amigão às normas do CTB.

Por fim, mas não menos importante, o transporte de animais deve oferecer segurança, mas também todo conforto para que ele não se sinta mal na viagem. Seguir as regras de transporte evita multas, acidentes e dores de cabeça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.