Detran-SP comunica nova lei das placas e atinge todos que têm CNH

Graças a essa lei das placas, o Detran-SP trouxe um comunicado que acerta todos os condutores com motoristas e pode ser um problema

06/09/2025 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Alerta do Detran-SP sobre as placas (Foto: Divulgação)

Detran-SP (Departamento de Trânsito Estadual de São Paulo) confirma nova lei das placas que vem para acertar todos com CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Desde o dia 1° de agosto de 2025, os emplacamentos no Estado de São Paulo estão com novas mudanças impostas. Sendo assim, o Detran-SP tem um alerta para os motoristas com CNH, que precisam de atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que para alteração na solicitação para instalação da placa de identificação veicular (PIV), teve uma mudança. Agora ela pode ser realizada diretamente junto ao (Detran-SP) no início do processo.

Antigamente, o pedido era solicitado pelo proprietário diretamente a uma empresa de estampagem credenciada. Era necessário primeiro o pagamento da taxa de primeiro registro ou transferência do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem poderá ser beneficiar com esse comunicado do Detran-SP?

O novo procedimento, vale tanto para veículos novos (zero quilômetro) quanto para aqueles que precisem substituir a placa, seja quaisquer, o motivo da troca.

Hoje, o Estado de São Paulo tem 28% da frota brasileira e mais de 35 milhões de veículos registrados. Sendo assim, é uma alteração significativa que tem grande impacto a milhões de motoristas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quem tem CNH precisa está por dentro desse comunicado, uma vez que quem precisa trocar de placa e não troca, pode sofrer penalidade na habilitação.

Por exemplo, quem transita com a placa ilegível, pode ter que pagar multa de R$ 293,47, levar 7 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Sendo assim, um enorme problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar o novo emplacamento junto ao Detran-SP?

Primeiramente, é necessário a solicitação ao Detran-SP. O dono do veículo precisa iniciar o processo de emplacamento no sistema do Detran-SP, que emitirá uma autorização para estampagem (AEPIV).

Então, o próximo passo é o pagamento e apresentação da documentação. Você pagará uma taxa pela placa e ganhará um documento que prove isso. O próximo passo será escolher a estampadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a liberação, você poderá escolher uma estampadora credenciada para confeccionar a placa. O pagamento pela placa continua sendo feito diretamente à empresa escolhida.

Por fim, será necessário instalar. A própria estampadora pode realizar isso. Aliás, é mais comum a concessionária que comercializa o veículo já realizar o procedimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, o procedimento agora é mais prático e pode facilitar não só a vida do comprador, como de empresários, donos de locadoras ou frotistas. Milhões de pessoas vão ser beneficiar.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA QUE ACERTA ESSA LEI DAS PLACAS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.