OBRIGATÓRIA: Detran tem nova lei de trânsito dos faróis e multa absurda

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/09/2024 13h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração de multa e retrovisor (Fotos: Reproduções / Canva)

Detran confirma nova lei de trânsito, que atinge faróis e pode trazer multa pesada a milhares de motoristas no ano de 2024

O Detran é essencial para manter a fiscalização das leis de trânsito, estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, seja em estradas, rodovias e ruas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, é fundamental que os motoristas fiquem atentos as leis de trânsito. Inclusive, neste sábado, 07, iremos falar sobre uma nova medida envolvendo os faróis.

Logo no início do ano, no dia 02 de janeiro, o Conselho Nacional de Trânsito emitiu um alerta sobre a nova lei dos retrovisores. A medida atinge novos veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Auto Esporte, todo carro vendido no Brasil vai ser obrigado a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.

Além disso, há uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares com mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras, monitores e mais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A medida é válida para os novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.

Mudanças dos veículos escolares:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das laterais;
  • Retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos do entorno;
  • Posicionamento e exibição da imagem devem ser adequados à estatura das crianças.

Caso os veículos não respeitem as regras, é possível que recebam uma multa.

MAIS REGRAS

Algumas mudanças também interferem os veículos normais. Veja algumas delas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Controle de estabilidade (ESP):

O controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida visa a segurança dos motoristas, uma vez que o equipamento impede a perda do controle do carro em situações de risco.

O controle de estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo.

Caso haja necessidade, o sistema pode frear as rodas individualmente para que o veículo vá na direção que o motorista quer.

Luz diurna de rodagem (DRL):

A luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil, seja de LED ou de lâmpada halógena.

O que preciso saber para passar na prova teórica do Detran?

Além de fiscalizas as normas de trânsito, o Detran é responsável no processo para tirar a CNH. O documento é obrigatório para os brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos dirijam veículos.

Desse modo, muitos cidadãos procuram quais são os conhecimentos básicos para passar na prova do Detran. Veja alguns deles, de acordo com o portal Baterias Heliar.

  • Conhecimentos de direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Noções de mecânica básica;
  • Cidadania e Meio ambiente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.