Sou obrigado a fornecer dados para fazer a prova de vida? O que as regras do INSS dizem

Saiba se ainda precisa fornecer dados para fazer a Prova de Vida do INSS, como funciona o processo e como manter seus dados atualizados,

21/08/2025 4h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Saiba como funciona a Prova de Vida do INSS e quem precisa fazer em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/GMN/GOV)

Saiba se ainda precisa fornecer dados para fazer a Prova de Vida do INSS, como funciona o processo e como manter seus dados atualizados com segurança

Que a Prova de Vida continua essencial para garantir a manutenção dos benefícios pagos pelo INSS, isso é fato, no entanto, muitos segurados ainda se perguntam se precisam fornecer dados novos ou realizar algum procedimento para que ela seja concluída. Para responder, é preciso ter ciência de que, nos últimos anos, essa afirmação passou por algumas mudanças e iremos explicar abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois é, de acordo com os dados oficiais da autarquia, a chamada Prova de Vida permanece obrigatória para aposentados, pensionistas e demais beneficiários. A diferença é que, desde 2023, o próprio INSS passou a confirmar automaticamente a Prova de Vida por meio de cruzamento de informações com diversas bases do governo.

Esse sistema considera:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Registros de biometria em bancos;
  • Atendimentos médicos;
  • Emissão de documentos oficiais;
  • Atualizações no CadÚnico;
  • Vacinação;
  • Outros eventos que comprovam a existência do beneficiário.

Em 2024, esse sistema conseguiu validar automaticamente a situação da grande maioria dos segurados, reduzindo a necessidade de deslocamentos e filas presenciais.

E se sua situação não for confirmada no cruzamento de dados?

Quando o cruzamento não identifica registros recentes, o segurado não sofre bloqueio imediato no benefício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em 2025, o INSS manteve a suspensão do bloqueio automático, o qual garante que o pagamento permaneça ativo mesmo quando o beneficiário não registra a Prova de Vida no sistema, desde que ele compareça para regularizar a sua situação se for convocado.

Como fazer a Prova de Vida do INSS digitalmente?

Você pode fazer a Prova de Vida digitalmente, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo portal gov.br, usando o reconhecimento facial, desde que tenha biometria registrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comparecer ao banco pagador ou a uma agência do INSS, caso receba notificação para isso.

Solicitar alternativas como procuração ou visita domiciliar, nos casos de dificuldade de locomoção ou internação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o órgão responsável só interrompe o pagamento se o segurado não regularizar sua situação dentro do prazo estabelecido após a notificação.

Como manter seus dados em dia no INSS e evitar problemas?

No entanto, para que o sistema automático reconheça a Prova de Vida, o beneficiário deve manter os dados sempre atualizados Entre as principais ações estão:

  • Atualizar endereço, telefone, e-mail e dados bancários no Meu INSS;
  • Realizar atividades que geram registros oficiais, como vacinação, consultas médicas, renovações de documentos ou perícias.

Essas medidas aumentam as chances de o sistema identificar automaticamente sua existência, sem exigir deslocamentos ou atendimentos presenciais.

MAS ATENÇÃO!

Atualize seus dados apenas pelos canais oficiais: aplicativo ou site Meu INSS e telefone 135.

Não forneça informações pessoais por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. O INSS não realiza visitas domiciliares para Prova de Vida.

Qualquer abordagem nesse sentido deve ser tratada como tentativa de golpe. Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.