Rede de supermercado Dia decidiu fechar as portas no Brasil
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Entretanto, uma notícia confirmada nesta quinta-feira, 14 de março, a respeito da rede Dia caiu como uma verdadeira bomba no mundo dos negócios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a empresa, que chegou no Brasil em 2001, vem sofrendo uma série de sucessivos prejuízos. Diante dessa situação, o Grupo Dia decidiu por um amplo plano de reestruturação. Sendo assim, a rede irá fechar uma série de unidades por todo o país e manterá apenas as lojas em São Paulo.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o grupo de orgiem espanhola vai fechar 343 lojas e três centros de distribuição. Em comunicado, o grupo Dia afirmou que fará “a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para o Dia Brasil”. Eles ainda explicaram onde concentraram os negócios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rede de supermercado Dia vai fechar 343 lojas no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
“O grupo vai ajustar seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e redução de custos”, afirmou o Grupo Dia por meio de uma nota. Aliás, a empresa tem algo em mente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dia (Foto: Reprodução/ Internet)
A ideia deles é a de concentrar os negócios na Argentina e na Espanha, “mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo” e nos quais a companhia tem uma posição relevante com sua estratégia de mercados de proximidade. O fato é que a notícia surpreendeu todo mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que a rede saiu de Portugal?
Vale lembrar que em agosto do ano passado, a entidade também anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados. O objetivo, na ocasião, também foi concentrar esforços nos seus principais mercados. A ideia era reduzir os prejuízos financeiros que vinha tendo no país.
Comunicado oficial do DIA
Em contato com o TV Foco, a assessoria do Dia esclareceu que os fechamentos fazem parte de uma reorganização da rede, que segue como uma das principais do estado de São Paulo. Confira a nota na íntegra abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Grupo Dia ajusta número de lojas no Brasil para focar na região de São Paulo
O Conselho de Administração do Grupo Dia aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil e continuará operando 244 lojas em São Paulo, onde concentra sua operação.
Os persistentes resultados negativos da Dia no Brasil levaram a empresa a reavaliar a dimensão da sua estrutura, que inclui o encerramento de 343 lojas e 3 armazéns.
São Paulo, 14 de março de 2024 – O Conselho de Administração do Grupo Dia aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil, com o objetivo de concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.
Esta decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, para buscar a estabilidade da estrutura do Grupo Dia no Brasil, tornando-a viável após persistentes resultados negativos.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia tem realizado investimentos e esforços significativos no país.
Este processo inclui o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição e a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil. Dessa forma, o Grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos.
Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o Grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.