Diarreia e febre: A proibição da ANVISA contra marca de queijo após contaminação GRAVE que afeta idosos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/03/2024 6h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa proibiu marca de queijo após contaminação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Freepik/Anvisa)

ANVISA emitiu decreto contra marca de queijo, após grave contaminação, e situação atual é essa

E em meados de junho de 2023, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou uma proibição severa contra uma marca de queijo após a mesma apresentar grave contaminação por bactéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal G1, a bactéria em questão se trata da Escherichia coli, uma das principais causadoras de diarreia grave e outras doenças aos consumidores e estava em uma concentração acima da permitida.

A marca afetada foi a do queijo tipo mineiro, produzido pela empresa Fazenda Velha, em Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o G1, na época a empresa Fazenda Velha, responsável pelo produto, informou que já tinha conhecimento do incidente e que havia tomado as medidas imediatas para resolver a situação.

ANVISA determinou a proibição de queijo após grave contaminação por bactéria (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

ANVISA determinou a proibição de queijo após grave contaminação por bactéria (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Retirada dos mercados

Com a interdição cautelar, a ANVISA proibiu a venda dos produtos do lote analisado em estabelecimentos comerciais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com isso os queijos foram imediatamente recolhidos das prateleiras, sob supervisão de órgãos municipais.

O lote atingido em questão tinha como data de fabricação em 29 de março e vencimento 29 de junho, conforme exposto pela própria autarquia e a  notificação foi publicada no Diário Oficial, do dia 12 de junho de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o queijo precisou passar por uma nova análise fiscal. Caso a bactéria permanecesse no laudo, a recomendação era pelo recolhimento e inutilização do produto em Santa Catarina.

Após a análise foi constatada a presença de bactéria, em grande quantidade, causadora de diarreias (Foto Reprodução/ Guararema News)

Após a análise foi constatada a presença de bactéria  causadora de diarreias nível grave (Foto Reprodução/ Guararema News)

Graves riscos

Segundo o microbiologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Mazzon, apesar de ser uma bactéria encontrada naturalmente no intestino, ela não é tolerada em alimentos e pode causar diarreia com sangue e febre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse diagnóstico é potencialmente perigoso, principalmente em idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas.

A Escherichia coli, conforme o especialista, é identificada quando há problemas de higiene no processo de produção do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Especialista do Departamento de Ciência dos Alimentos, da UFSC, Deise Baggio, argumenta que alguns sorotipos da bactéria podem causar até óbitos.

Quando ela está presente em um alimento, por exemplo, é sabido que o produto está contaminado, porém, caso não seja controlado pode vir proliferar e causar doenças que vão de diarreia até Síndrome Hemolítico-Urêmica.

Nota da empresa na íntegra:

Por meio de uma nota oficial, a empresa emitiu o seguinte posicionamento:

Gostaríamos de esclarecer que já tínhamos conhecimento desse incidente e tomamos medidas imediatas para resolver a situação.

Conforme mencionado, nossos vendedores foram prontamente notificados e orientados a retirar todos os produtos desse lote das áreas de venda há um mês atrás.

A segurança e a satisfação dos nossos consumidores são de extrema importância para nós, e buscamos sempre garantir a qualidade de nossos produtos.

Informamos que todas as unidades afetadas foram devidamente recolhidas e descartadas de acordo com os protocolos adequados. Além disso, realizamos uma revisão completa dos nossos processos de produção e qualidade para evitar a ocorrência de problemas similares no futuro.

Gostaríamos de esclarecer que, após uma análise aprofundada, identificamos que a falha no processo de pasteurização pode ter sido ocasionada pela pressão de vapor, resultando na queda de temperatura durante o processo. Reconhecemos a importância de um controle rigoroso desses parâmetros e estamos trabalhando para aprimorar nossos sistemas e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.

Ressaltamos que todas as análises microbiológicas realizadas em queijos coletados pela inspeção estadual estão em conformidade com a legislação vigente. Nossa prioridade é garantir a segurança dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores, e estamos comprometidos em cumprir todas as exigências regulatórias.

Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e agradecemos pela compreensão e confiança depositada em nossa marca. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou preocupação, pedimos que entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão adicional.

Qual a situação da marca de queijo Fazenda Velha atualmente?

Vale dizer que como a proibição afetou diretamente um lote específico, A MARCA VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NORMALMENTE, nos principais pontos de venda, mercados e afins.

Fora isso, em sua página oficial do Instagram, a marca Fazenda Velha possui 1.842 seguidores.

Através desse perfil a marca publica novidades e informações sobre a produção dos seus produtos.

Perfil oficial da marca Fazenda Velha nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)

Perfil oficial da marca Fazenda Velha nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)

 

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.