Diarreia e vômito: Decreto da ANVISA contra 8 chás populares e retirada dos mercados

ANVISA proíbe cerca de 8 chás de marca popular, bem conhecida e consumida após apresentar grave risco e possibilidade de vômitos e diarreias
Desde a antiguidade, os chás se tornaram indispensáveis para a nossa rotina. Independente da sua cultura ou país, certamente existem sabores tradicionais que não saem da sua rotina, não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, muitos deles ainda são capazes de aliviar dores pontuais e até mesmo ajudam na nossa disposição. Até por isso que eles ganham certa predileção entre os mais variados perfil de consumidores.
Diante dessa busca por soluções de pequenos problemas, muitas marcas passaram a desenvolver fórmulas de chás específicos para com esse objetivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição
Porém, no dia 19 de janeiro de 2024, a ANVISA decretou a retirada de 8 chás populares, após a identificação de um erro grave e que apresentava sérios riscos à saúde.
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 205, 8 chás da marca Mais Saúde Alimentos foram proibidos pela autarquia, após serem detectadas as presenças de substâncias não autorizadas pela categoria.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Riscos apontados
Fora isso, rótulos fraudulentos contendo informações próprias de alimentos foram detectados, uma vez que deveriam ser registrados como medicamento fitoterápico.
Afinal de contas, a possibilidade de conter drogas vegetais era muito alta. Ademais, o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, também foi apontado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, por mais inofensivo que eles pareçam, todos esses problemas levantam um grande alerta.
Conforme a própria ANVISA, o consumo indiscriminado de suplementos e chás do tipo, sem a devida indicação do que de fato tem em sua composição, pode causar reações diversas que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Em casos mais leves: causam uma diarreia e vômito ou indisposições variadas.
- Em mais mais graves: possibilidade de piora de um quadro de saúde pré existente ou uma intoxicação causada por contaminação que, em suma, pode levar à morte.
Lista dos chás atingidos:
Sendo assim, veja abaixo os 8 chás proibidos pela ANVISA:
- CHA AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa retira 8 chás dos mercados após risco(Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Decreto da ANVISA contra 8 linhas de chá da marca Mais Saúde Alimentos e Suplementos (Foto Reprodução/VISA)
Posicionamento e situação atual da empresa Mais Saúde Alimentos
Não foram encontradas manifestações, notas oficiais ou comunicados da empresa sobre o ocorrido. Mas, o espaço permanece aberto caso queira expor a sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos também não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos.
Quais as regras da ANVISA para com os chás?
A ANVISA separa o consumo de chá em três grupos principais:
- Fitoterápicos ou chá medicinal: Medicamentos que precisam de aprovação da ANVISA para venda em farmácias e drogarias
- Alimentícios: Vendidos em mercados na forma de sachês ou prontos para consumo. Não são medicamentos.
- Plantas medicinais: Comercializadas secas, embaladas e identificadas pelo nome botânico em farmácias e ervanarias. Não são medicamentos.
Uma planta só pode ser considerada medicinal desde que sua composição tenha propriedades que ajudam a “prevenir, curar ou tratar doenças”.
Porém, o médico e nutrólogo, Leandro de Avila Minozzo, lembra que nem todo vegetal pode virar um medicamento.
De acordo com ele, uma planta se origine um chá medicinal, é necessário um processo de avaliação de segurança.
Fora isso, ela tem que ter uma mínima efetividade por no mínimo 30 anos ou a planta ser registrada em documentos nacionais e internacionais.
Os fitoterápicos são comercializados em:
- Cápsulas;
- Comprimidos;
- Pomadas ou xaropes,
Conclusões finais:
Por fim, só o fato de um chá (fitoterápico ou alimentício) ser “natural” não significa que ele esteja isento de fazer mal à saúde do paciente.
Como qualquer outra substância, o uso inapropriado pode causar muitos problemas
Sendo assim, antes de fazer qualquer tipo de tratamento caseiro é IMPRESCINDÍVEL o acompanhamento médico e seguir à risca o que o profissional indica para a nossa saúde.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.