A notícia sobre situação do 14º salário do INSS caiu igual bomba

Difícil acreditar: A notícia sobre situação do 14º salário do INSS que caiu igual bomba para beneficiários

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/06/2023 11h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados vão receber dinheiro que estava preso no INSS há anos (Foto: Montagem/Internet)

14º salário do INSS ainda não foi aprovado pelo Governo

Em agosto de 2020, o projeto de Lei 4367/20, apresentado pelo deputado Pompeo de Matto, visou  o pagamento do 14° salário do iNSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde então, os aposentados e pensionistas aguardam as novidades sobre o benefício e uma nova notícia caiu como uma bomba para os beneficiários.

Isso porque, o Governo Federal não aprovou o projeto de Lei, uma vez que não há recursos suficientes e nem mesmo uma fonte de custeio para a liberação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho de 2022, a proposta foi retirada pelo presidente da Câmera, Arthur Lira, que designou o texto para aprovação de uma Comissão Especial.

Desse modo, o processo de tramitação voltou à escala zero. A notícia caiu como uma bomba para os beneficiários, uma vez que o pagamento não acontecerá em 2023.

De acordo com o “Valor Econômico”, o orçamento anual não possuí verba necessária para pagar o 14° salário em 2023.

“O projeto de 14° salário é uma boa ideia, mas, infelizmente, depende de forças políticas”, disse Adolfo de Souza, dono do portal focado em informações sobre o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que o projeto seja aprovado, as comissões irão analisar a importância do benefício, fonte de custeio e impactos financeiros.

Em seguida, acontecerá uma votação entre os deputados e se aprovado é encaminhado ao Senado Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MOTIVO DA CRIAÇÃO DO BENEFÍCIO

Como havíamos mencionado, o projeto de Lei ocorreu em 2020, na mesma época da crise sanitária devido a pandemia da Covid-19.

O objetivo era ajudar os beneficiários devido a crise enfrentada pelo país. Mesmo após três anos, o 14º salário ainda é esperado.

Os aposentados e pensionistas esperam o pagamento como uma compensação retroativa pelas dívidas realizadas ao longo de 2020 e 2021.

Porém, os beneficiários do INSS ainda receberão o 13º salário, que é garantido pela lei brasileira.

CASO SEJA APROVADO, QUEM TERÁ DIREITO A RECEBER O 14° SALÁRIO DO INSS?

Mas, caso o projeto de lei seja aprovado, quem terá direito a receber o benefício é: Aposentadoria; Pensão por morte; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.