Dinheiro de volta: como novidade do Governo Lula pode aumentar até 12% da renda?

Medida do Governo Lula promete devolver parte do dinheiro gasto por brasileiros e pode elevar em até 12% a renda mensal. Entenda
O governo federal anunciou uma medida que pode ajudar muitas famílias a aumentar a renda. A novidade pode gerar um ganho de até 12%, devolvendo parte dos impostos pagos em produtos e serviços básicos. Assim, quem ganha menos vai receber de volta uma parte do que paga em tributos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações divulgadas pelo portal Agência Brasil, essa novidade faz parte da nova reforma tributária e deve começar a valer nos próximos anos. Conforme o governo, o objetivo é reduzir o peso dos impostos para as famílias mais pobres e deixar o sistema mais justo.
Cashback de impostos
O cashback de impostos é um tipo de devolução feita pelo governo. Assim, essa medida vai reembolsar parte do dinheiro pago em contas essenciais, como água, luz, telefone, internet e gás de cozinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aumento da renda pode chegar a 10% em média, mas varia conforme a região. No Centro-Oeste, o ganho pode ser de 12%, no Sudeste de 11%, e no Sul de 10,1%. Já no Norte e Nordeste, o aumento médio será um pouco menor, de 8,3% e 7,7%, respectivamente.
Isso acontece porque o valor da devolução depende do quanto as famílias consomem. Quem gasta menos, acaba recebendo um retorno menor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Quem vai ter direito?
Em resumo, segundo a fonte, o benefício será destinado às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne quem tem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Quanto será devolvido?
O valor do cashback muda conforme o tipo de despesa. Para serviços básicos, como água, luz, internet, telefone e gás de cozinha, a devolução será de:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 100% da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)
- 20% do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)
Para outros produtos e serviços, a devolução será de 20% da CBS e do IBS. Esses dois novos impostos substituem outros antigos, como ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS, simplificando o sistema de cobrança no país.
Por fim, vale dizer que o cashback da CBS deve começar em 2027, e o do IBS em 2029. Mesmo que ainda leve um tempo para entrar em vigor, a medida promete dar um alívio real no bolso de quem mais precisa, aumentando a renda desses consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br