Diretora global fala sobre os riscos de uma novela e diz que brasileiro é preguiçoso

Por: Vitor

16/06/2015 14h07

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Denise Saraceni (Foto: Globo/João Cotta)
Denise Saraceni (Foto: Globo/João Cotta)

Denise Saraceni em entrevista ao “Ofício em Cena”, da GloboNews
(Foto: Globo/João Cotta)

A próxima entrevistada de Bianca Ramoneda no ‘Ofício em Cena’ é uma das mais experientes diretoras da televisão brasileira. Com quase 40 anos de carreira, Denise Saraceni tem no currículo novelas como ‘Saramandaia’ (2013), ‘Cheias de Charme’ (2012), ‘Passione’ (2010) e ‘Belíssima’ (2005) e minisséries como ‘Queridos Amigos’ (2008), ‘Engraçadinha seus amores e seus pecados’ (1995), ‘Memorial de Maria Moura’ (1994), ‘Desejo’ (1990) e ‘O Tempo e o Vento’ (1985), entre muitas outras. De todos eles, a diretora guarda cadernos com referências, colagens, rabiscos, inspirações, desenhos de câmera e ensaio de planos para cada um deles. São os rascunhos de seu processo criativo que ela mantém, com carinho, em um cofre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das pioneiras na carreira, Denise fala sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que escolhem a direção como profissão. E afirma que o frio na barriga e a vontade de inovar e fazer diferente a motivam a sair do lugar comum e a acompanham em todos os desafios. “A gente tem que trazer para qualquer momento do nosso trabalho, hoje, amanhã, daqui a 50 anos, essa vontade de olhar diferente o que você está fazendo e de se arriscar. Não pode perder o risco, esse frisson,”será que pode dar errado?”. E deixa claro que não teme ousar: “Esse é o meu risco? Então é nele que eu vou apostar”, diz.

Para Denise, “o grande exercício do diretor é esconder a direção”. Ela acredita que o diretor precisa ser uma rede de segurança para sua equipe e uma fonte de inquietação. “O brasileiro é Macunaíma [preguiçoso]. A gente gosta de uma rede, de ficar ali no conforto, na preguiça e claro que isso é salutar. Mas eu sou, por temperamento, instigante. É necessário, para mim, estar em ambientes novos, aprendendo, descobrindo, conversando com gente nova. A relação humana pra mim ainda é fundamental porque é ela que me traz inquietações. Eu tenho um medo enorme de ficar burocrata. E o medo me manda pra frente.”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denise fala com carinho e tranquilidade de seus trabalhos. Lembra, por exemplo, de ‘Cheias de Charme’, sucesso recente, quando enfrentou uma grande questão: como a sociedade reagiria a três empregadas protagonistas de uma novela? Ao mesmo tempo, lembra de ‘Torre de Babel’, novela em que o autor Silvio de Abreu assumiu vários riscos no primeiro capítulo, com temas que na época levantaram discussões acaloradas entre o público.

A entrevista de Denise Saraceni ao ‘Ofício em Cena’ vai ao ar na próxima terça-feira, dia 16, às 23h30, na GloboNews.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.