Tudo sobre a loja amada dos Shoppings que tem luta cravada contra a falência em meio a dívida de milhões
Diante da situação de grandes empresas atualmente, é comum que acaba surgindo a dúvida em muitos: “Mas o que seria um processo de falência”? Pois bem, em suma, a falência é um processo de execução coletiva que tem como objetivo pagar os credores da empresa falida, uma vez que tal pessoa jurídica foi considerada uma empresa inviável. Em regra geral, este é o conceito de falência, o que é diferente de Recuperação Judicial e vocês irão entender mais a frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, nesta segunda-feira (16), vocês irão saber detalhes sobre a situação de uma loja amada dos Shoppings, que pode ser até considerada como uma rival da Zara, que é uma das principais empresas de moda internacional e pertence à Inditex, um dos maiores grupos de distribuição do mundo. A empresa em questão está em luta contra a falência, com uma dívida de 53 milhões.
Estamos falando sobre o Grupo M5, que é dono da marca de roupas M.Officer. Bom, como foi dito, o Grupo M5 é o dono da marca de roupas M. Officer e foi um verdadeiro sucesso nos Shoppings nos anos 1990 e 2000, rivalizando inclusive com a Zara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre a marca, a M.Officer nasceu como seu projeto de graduação na Fundação Getúlio Vargas há 30 anos. Tendo o Brasil como fundamento de seu trabalho, os elementos da cultura brasileira sempre estiveram presentes nas coleções da M.Officer, fazendo com que a marca fosse considerada “a cara do Brasil”, como disse Costanza Pascolato para a Vogue.
Assim, ao longo dos anos a M.Officer se tornou referência em jeanswear no país e foi eleita duas vezes a melhor empresa do ano do setor têxtil na seleção da “Maiores e Melhores”, realizada pela Revista Exame, além de ter sido a mais lembrada pelo público feminino brasileiro e a única brasileira a superar a presença de renomadas empresas internacionais no país, de acordo com pesquisa publicada na Folha de S.Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Contudo, de acordo com informações do portal g1, diante de uma situação antes inimaginável, o Grupo M5 teve seu pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça de São Paulo em 6 de setembro de 2023, com uma dívida estimada em R$ 53,6 milhões.
Na decisão, a juíza do caso, Maria Rita Rabello Pinho Dias, aceitou o pedido ressaltando que a crise enfrentada pela companhia tem como principais motivos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- a grande inadimplência dos consumidores.
- a concorrência desequilibrada com as gigantes varejistas asiáticas;
- as consequências econômicas trazidas pela pandemia de covid-19, período em que a M. Officer alega ter perdido 91% do seu volume de vendas.
Além disso, na época, o escritório TWK Advogados, que representa a M5 no processo, destaca que a empresa gera cerca de 130 empregos diretos e outras centenas de empregos indiretos, justificando a importância da recuperação.
O Grupo M5 afirmou, também, que “a crise de liquidez enfrentada é passageira” e que já vem buscando soluções para além da recuperação judicial. A companhia diz que está reestruturando as suas operações e suas finanças e pontua que tem “um corpo de gestores altamente qualificado apto a reverter a situação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que a indústria têxtil abastece a indústria de moda com matérias-primas, e a relação inversa se dá na medida em que o setor de vestuário gera uma demanda especializada para os produtos têxteis. Portanto, não há como negar a enorme importância do setor têxtil e confecções para a economia mundial e do país e geração de empregos. Ou seja, notícias como esta acaba impactando muita gente.
A M. Officer funciona atualmente?
Mas, é importante destacar também a diferença entre uma falência decretada e uma Recuperação Judicial, que é o caso do Grupo M5, dono da M. Officer. Os dois termos têm diferenças importantes. Segundo a Lei 11.101/05, a recuperação judicial é a reorganização financeira da empresa que está passando por uma crise, mas que ainda tem condições de se manter em funcionamento. Já a
falência é a sua liquidação.
Dessa forma, mesmo diante da situação, a M. Officer segue funcionando normalmente, inclusive, por meio do seu site oficial, como foi possível ver por meio de pesquisas. Assim, o desejo de todos os clientes sem dúvidas é que a gigante consiga se reerguer de toda essa situação.