Dívida de 70 bilhões e engolido por rival: O triste fim de banco tradicional após ser responsável pelo FGTS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O triste fim de banco tradicional - Foto: Reprodução/Internet

O banco tradicional e amado pelos brasileiros se afogou em dívidas e teve um triste fim após anos

Com a modernização dos tempos, diversas tecnologias tem surgido para ajudar ainda mais a população mundial. Os bancos, aliás, tem sido favorecidos com isso e usado meios ainda mais eficazes de movimentar o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, além do sucesso de muitas instituições, há também o fracasso de outras. Exemplo disso é a falência de uma famosa companhia financeira brasileira que foi engolida por rival.

Pouco lembrado pelos brasileiros, um famoso banco fez barulho na década de 60 e 70, principalmente por ser focado em construir e financiar moradias populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa pública chegou a ser a principal instituição federal de desenvolvimento urbano e a segunda maior instituição financeira do país, sendo responsável pelo FGTS. Contudo, chegou ao fim em 1986 e deu lugar à Caixa Econômica Federal.

Estamos falando do Banco Nacional da Habitação (BNH), responsável pela administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), assim que foi inaugurado. O banco foi criado pela Lei nº 4.380, de 21 de agosto de 1964.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Nacional teve a sua falência decretada (Reprodução: Internet)

No ano de 1983, a companhia passou a lidar com algumas dificuldades e o jornal ‘Folha de S. Paulo’, chegou a informar em uma matéria exclusiva que a instituição possuía dívida de setenta bilhões de cruzeiros, quitada com ativos imobiliários no Rio. Os mesmos estavam avaliados em nove bilhões de cruzeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em crise financeira, no ano de 1986, o Decreto-Lei nº 2.291 extinguiu o BNH e lançou a Caixa Econômica Federal como sucessora. Dessa forma, o banco que hoje é um dos maiores do país, ficou responsável por administrar o FGTS e outros benefícios do Governo.

Vale lembrar que o Banco Nacional da Habitação foi o responsável por dar o pontapé inicial em construir e financiar casas populares para famílias de média e baixa renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O triste fim de banco tradicional após ser responsável pelo FGTS – Foto: Reprodução/Internet

Nos dias de hoje, o ‘Minha Casa, Minha Vida’ é um dos principais programas sociais do Governo e uma referência na construção de residências financiadas.

Quando foi criado o Minha Casa, Minha Vida?

Desde 2009, quando foi criado, o ‘Minha Casa, Minha Vida’ construiu mais de 5 milhões de unidades habitacionais (UH), números que superam o Banco Nacional de Habitação (BNH) que em 20 anos de história não chegou a essa marca.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile