Dívida de quase R$300 milhões e falência: Rival da Fiat teve fábricas paralisadas e sucumbiu em crise

A montadora não resistiu a crise e teve o adeus cravado de vez
No Brasil, manter uma grande empresa sem dúvida alguma não é uma tarefa fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode causar uma grave crise e levá-la ao fundo do poço. Aliás, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora rival da Fiat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante um mercado bastante competitivo, onde cada montadora deseja mostrar sua força e garantir o queridismo, as empresas precisam mostrar inovação, preços agradáveis e modelos de carros atraentes. Porém, infelizmente, a famosa fabricante brasileira não conseguiu penetrar como gostaria no mercado.
Estamos falando da Gurgel, famosa empresa criada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, em setembro de 1969. A marca produziu ainda na década de 1980, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora Gurgel fez sucesso no Brasil por conta de carros diferentes (Foto: Divulgação/Internet)
O automóvel em questão se trata de nada menos que o primeiro carro elétrico do Brasil. Anteriormente, a empresa apresentou protótipos do Itaipu, no ano de 1975, muito antes de se tornar uma demanda mundial.
Pelas ideias brilhantes e para lá de inovadoras, a montadora rival da Fiat ganhou reconhecimento pelos carros construídos em fibra de vidro e lançamento do BR800 em 1988, compacto interessante para os grandes centros.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Gurgel BR-800 – FOTO: Reprodução/Internet
O que aconteceu com a Gurgel?
A rival da Fiat ainda chegou a fazer vários lançamentos, porém, na década de 90, o Governo Federal acabou reduzindo a alíquota do IPI para carros 1.0. Dessa forma, os carros da Gurgel passaram a concorrer diretamente com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
Outro ponto importante é que, o mercado de importados trouxe soluções mais atrativas aos motoristas. Assim, diante desses e outros fatores, a empresa gigantesca não suportou a crise em 1994 e somando dívidas de quase R$ 300 milhões, teve a falência decretada em um processo que se alongou até 1996.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br