Censura, protestos e dívida bilionária: 3 emissoras, rivais da Globo, foram a falência no Brasil

Emissoras de TV que decretaram falência
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de questões podem levar ao fim de um grande empreendimento. Nem mesmo os serviços de entretenimento, como a televisão, estão livres de sofreram um processo de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tanto que nessa matéria falaremos a respeito da falência de 3 emissoras. Aliás, elas tiveram o fim decretado por diferentes motivos, desde uma censura imposta pela ditadura militar, assim como uma dívida bilionária que se arrasta até os dias de hoje.
A primeira emissora que estamos nos referindo é a TV Tupi. Ela entrou no ar em 1950 e permaneceu até 1980. Segundo informações da CNN Brasil, ela líder de audiência na década de 50. Aliás, sua programação trouxe muitos ícones do audiovisual do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Tupi foi a emissora que teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)
Como exemplo podemos citar o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas. Além disso, um feito memorável da emissora foi uma das primeiras transmissões ao vivo no Brasil. Eles improvisaram usando aviões.
Em 1980, após problemas administrativos e financeiros, a emissora foi impedida de renovar suas concessões e seu sinal foi encerrado em 18 de julho, às 12h36, no edifício sede em São Paulo. Na ocasião, os funcionários organizaram protestos contra o fim do canal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Outra emissora que decretou falência foi a TV Excelsior, considerada uma das primeiras emissoras do Brasil. Ela ficou no ar de 1960 a 1970 e foi a primeira rede no Brasil a tentar a transmissão em cores, no ano de 1963, durante o programa Moacyr Franco Show.

Sede da TV Excelsior – Foto: Reprodução/ Internet
Alguns de seus programas lançaram grandes estrelas, como Elis Regina e Gilberto Gil (nos programas Show Dois da Bossa e O Brasil Canta no Rio), Didi (Renato Aragão) e Dedé Santana. A emissora sofreu com a censura e as pressões da ditadura militar e fechou em 1970.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual outra emissora decretou falência?
Além das mencionadas, quem também fechou as portas foi a TV Manchete. A emissora era focada em jornalismo, cobertura de esporte nacional e internacional e telenovelas. Aliás, o canal apresentou as coberturas e transmissão de Copas do Mundo e Olimpíadas.

Emissora batia de frente com a Globo (Foto: Divulgação/Rede Manchete)
O canal está fora do ar desde maio de 1999. Mas, a emissora segue viva por conta de uma dívida bilionária. Segundo o Notícias da TV, nos últimos quatro anos, com a alta do dólar e o aumento da taxa de juros no Brasil, o valor dobrou e ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: [email protected]