R$1 bilhão em dívidas e falência decretada 2 vezes: O triste adeus de rival das Casa Bahia

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/09/2023 12h58

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Loja rival das Casas Bahia teve falência decretada duas vezes (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Após um crescimento estrondoso e mais de 220 lojas por todo o país, loja teve sua falência decretada mais de uma vez pela justiça

“Ligadona em você”, esse era o slogan que a loja usava para se comunicar com seus clientes. Seu inicio foi muito promissor, pois a rede já tinha centenas de lojas espalhadas pelo Brasil e todo. Pessoas que tem mais de 25 anos lembram dessa empresa e de sua falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa empresa era uma loja de venda de eletrodomésticos, uma das maiores do mercado. Foi a principal loja do país a frente de Casas Bahia e Lojas Americanas por exemplo por um tempo. Seu maior lucro foi de 2,2 bilhões em 1996 por exemplo.

Tudo começou em 1957 quando Jorge Wilson Simeira Jacob, ainda menor de idade herdou do pai a Loja de Tecidos Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Lins no interior de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pai havia deixado a loja endividada, quase a falência também. Mas Jorge encontrou uma solução. Depois de receber a visita de um advogado para comunicar o pedido de falência da empresa, passou a noite em claro mas levantou com a solução.

Procurou o juiz e ofereceu o pagamento de 50% das suas dívidas, com o aval dos credores, o juiz desbloqueou a conta bancária do menor.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Equacionada a questão, Jacob começou a tocar a loja dando início a expansão que veio em 1957 com a segunda loja no Lins, seguida de outra fora da cidade. Foi quando percebeu a necessidade de mudar a razão social da empresa e o ramo dela. Nascia ali as Lojas Arapuã

A partir daí veio a expansão, crescimento e depois a queda

Só que em 1997 esse foi um dos fatores que representaram um prejuízo de 168 milhões a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não por dar crédito, mas por não estabelecer determinados critérios. A inadimplência no país explodiu, também devido a grande crise do mercado asiático, semelhante a recessão que o Brasil enfrenta hoje.

Com a inadimplência em alta, a Arapuã que oferecia pagamento a prazo não resistiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, diferentemente de concorrentes como Casas Bahia e Ponto que só cresceram.

A empresa declarou falência quantas vezes?

Em Agosto de 2002 foi decretada falência mas foi suspensa por uma liminar em 24 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, A 4ª turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu por maioria negar um pedido de recuperação judicial formulado em 2009 pelas Lojas Arapuã e decretar, pela segunda vez, a falência da companhia, que chegou a ser uma das maiores varejistas do país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.