Doença comum que atinge 6 milhões de brasileiros garante aposentadoria do INSS em 2026

Uma doença comum que afeta milhões de brasileiros pode dar direito à aposentadoria pelo INSS em 2026. Veja os detalhes
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS - Aposentadoria - Doenças (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Uma doença comum que afeta milhões de brasileiros pode dar direito à aposentadoria pelo INSS em 2026. Veja os detalhes

Uma doença que causa dor no corpo inteiro e muito cansaço passou a ser levada mais a sério no Brasil. Desde o dia 1° de janeiro de 2026, quem tem fibromialgia ganhou novos direitos após a lei reconhecer a condição como deficiência. Aliás, a mudança atinge cerca de 6 milhões de brasileiros que convivem com o problema todos os dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com esse reconhecimento, pessoas com fibromialgia, considerada uma doença comum já que atinge milhões de pessoas só no Brasil, podem ter acesso à aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a outros benefícios importantes, algo que antes era muito difícil de conseguir.

O que é fibromialgia?

De acordo com o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma doença que afeta o sistema nervoso. O cérebro passa a sentir dor mesmo sem uma causa aparente. Por isso, a pessoa sente dores constantes nos músculos, nas articulações e nos tendões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da dor, é comum ter cansaço excessivo, sono ruim, dificuldade de concentração, ansiedade e depressão. Muitas pessoas também sentem mais sensibilidade ao toque, ao frio, ao calor e a barulhos. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com acompanhamento médico.

Lei passa a reconhecer fibromialgia como deficiência

Bom, de acordo com o portal JusBrasil, a Lei 15.176, sancionada em 2025 e válida desde 1º de janeiro de 2026, reconhece a fibromialgia como deficiência. Assim, isso significa que o governo entende que a doença pode dificultar tarefas simples do dia a dia, inclusive o trabalho.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, pessoas com fibromialgia podem ter direito à aposentadoria do INSS, desde que a perícia médica comprove que a doença impede o trabalho. Ademais, além da aposentadoria, o segurado também pode receber auxílio por incapacidade temporária quando não consegue trabalhar por um período.

Outros benefícios garantidos pela lei

Quem tem fibromialgia também pode ter acesso a outros direitos, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os benefícios pagos pelo INSS?

Em suma, os principais benefícios ofertados pela Previdência Social são:

Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile