Fiat, Uno, Volks e mais: Donos compram esses carros em 2024, soltam fogos e estão livres do IPVA para sempre

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/07/2024 9h05

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo Fiat, Volkswagen, homem feliz e IPVA (Fotos: Reproduções / Internet / Canva / Freepik)

Motoristas podem optar por comprar modelos de carros da Fiat, Volkswagen e mais em 2024 para ficarem isentos do IPVA. Veja lista com cinco modelos econômicos

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para os proprietários de veículos, sejam carros zero quilômetro, seminovos e usados. O valor do tributo é pago anualmente e pode ser uma verdadeira dor de cabeça para o cidadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, existem algumas excessões. Nesta segunda-feira, 29, iremos mostrar quais carros são isentos do tributo. Inclusive, os modelos são ótimas opções para adquirir em 2024 e ficar livre do pagamento do IPVA para sempre.

A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ocorre por conta da data de fabricação de cada veículo, porém, cada estado tem sua própria política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Auto Esporte, o tempo de fabricação para isenção varia de 10 a 30 anos. Veja as regras para cada estado:

  • 10 anos de fabricação: Rio Grande do Norte e Amapá;
  • 15 anos de fabricação: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
  • 20 anos de fabricação: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas;
  • Não oferecem isenção nessa categoria: Minas Gerais e Roraima.

Além da isenção por conta da data de fabricação do carro, pessoas com deficiência (PCD) possuem direito à isenção do IPVA. As regras também varia para cada estado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

MODELOS ISENTOS

Os brasileiros que analisam comprar um veículo em 2024 podem optar por seminovos e usados que são isentos do imposto. O portal Olhar Digital preparou uma lista dos cinco veículos que serão isentos do tributo em São Paulo no próximo ano.

Os carros também estão isentos no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, uma vez que seguem a regra dos 20 anos de fabricação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford EcoSport 2003

O Ford EcoSport 2003 tornou-se um sucesso na época de seu lançamento. O SUV chegou a ser um dos modelos mais vendidos devido a sua versão 4×2, com motor Duratec 2.0 e 16V.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiat Palio Fire 2003

O Fiat Palio Fire 2003 contém motor 1.3 e 8V nas versões EX e ELX. É uma ótima opção para quem busca conforto e e design diferenciado.

Volkswagen Gol

Um dos modelos mais populares no passado, o Gol, da Volkswagen, também é isento do IPVA e se destaca por conta da opção do uso do etanol ou gasolina. O motor dele é 1.6 flex com 97 CV e 3.000 RPM com gasolina. Já com etanol, tinha 99 CV e 3.000 RPM .

Chevrolet Montana

O Chevrolet Montana contém motor 1.8 Flex Power, com 105 CV de potência e virou uma febre em 2003 devido ao design.

Toyota Corolla

Por fim, o Toyota Corolla é lembrado pela sua boa durabilidade, qualidade e confiabilidade. O modelo conta com motor 1.8, 16V, com potência de 110 CV a 6.000 rpm e bloco em cabeçote de alumínio.

Quando inicia o pagamento do IPVA de 2025?

O IPVA é pago todos os anos. Faltando quase quatro meses para o fim do ano, os motoristas já começaram a se preparar para os pagamentos dos impostos no próximo ano. Em 2025, as datas do IPVA começam em janeiro, normalmente na segunda semana do mês. Neste ano, o início do pagamento no dia 11.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.