Falência, fusão e crise: Duas redes gigantes de supermercados vão sumir do Brasil em breve

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/05/2023 15h11

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Duas grandes redes de supermercado podem deixar de país (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco

Crise econômica e onda de falências estão se espalhando pelo país e não estão perdoando nem os nomes mais fortes do mercado

Como mencionamos em inúmeras matérias, muitas empresas não estão aguentando a forte crise financeira e estão fechando as suas portas ou, até mesmo, vendendo ativos para a concorrência afim de conseguir sobreviver.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação está tão feia que até mesmo nomes como as Lojas Americanas estão andando pela corda bamba *SAIBAMAIS*

Mas para surpresa de muitos, algumas varejistas do ramo de supermercados também estão cambiando pelo mesmo caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre esses varejistas nós temos dois em especial que chega a ser difícil de acreditar, que são a rede Big e a famosíssima Makro, e é sobre elas que iremos falar hoje.

Makro

Apesar de estar ativo em nosso país desde 1972, a empresa holandesa está vendendo inúmeras unidades espalhadas pelo país e tudo indica que já está de malas prontas e se prepara para sair do país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pois é, só no fim  de janeiro, o grupo Makro vendeu 16 lojas e 11 postos de combustível para a rede paranaense Muffato. Três dos imóveis ficam na capital paulista, três na Grande São Paulo e os dez restantes, no interior.

Vale mencionar que no ano de 2020, parte das lojas do Makro, administrado pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao Grupo Carrefour Brasil. Se tratavam de 29 unidades pelo valor total de R$ 1,95 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi no ano de 2022, que o Grupo Muffato adquiriu 16 lojas e 11 postos de gasolina da mesma rede atacadista.

É válido dizer que o  Makro chegou a contratar  o Santander para encontrar um comprador para as 24 lojas que ainda possui no Brasil, esperando angariar R$ 2 bilhões com as unidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que além de atuar no Brasil desde 1972, como mencionamos, o Makro também mantém operações em outros países da América do Sul, sendo eles Venezuela, Argentina e Colômbia, e todos eles contam com um grupo de 8 mil funcionários.

Big

O hipermercado Big, que teve um verdadeiro boom nos anos 2000 também não suportou a crise e foi comprado por outro grupo fortíssimo do ramo, o Carrefour.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa transação foi iniciada logo no mês de maio de 2022, já promoveu o fechamento de inúmeras lojas espalhadas pelo país, na época. A compra foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)

Essa compra custou aos cofres do Carrefour 7,5 bilhões de reais. Essa fusão fez com que o Carrefour aumentasse a sua presença nas regiões do Sul e no Nordeste, aonde o grupo francês identificou uma forte maneira de expandir os seus formatos tradicionais, como hipermercados e atacadões.

De acordo com a Exame, antes de ser vendido, o Grupo BIG detinha o ativo imobiliário de 181 lojas e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário.

Como consequência da compra as unidades Maxxi se tornarão bandeira Atacadão – e parte das lojas BIG e BIG Bompreço  em bandeiras Atacadão ou Sam’s Club (clube de compras que reúne mais de 2 milhões de membros e tem um forte apelo de produtos de marca própria).

Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil fez a seguinte declaração na época:

“Esse é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil. Dessa fusão surge o líder do setor, com mais de mil lojas físicas, e o maior empregador privado do país, com 150 mil colaboradores.”

Qual foi o primeiro hipermercado do país?

Os estudiosos do varejo consideram que os brasileiros só conheceram o primeiro hipermercado nativo, de fato há 44 anos, mais precisamente em 7 de junho de 1974, com o início das operações do Ultracenter, da Ultralar, na zona sul de São Paulo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.