Devido aos polêmicos comentários de Rachel Sheherezade, o SBT tomou a decisão de cortar os dela e os de seu colega de bancada, Joseval Peixoto. Agora, o SBT só vai opinar por meio de editoriais, e serão opiniões do próprio SBT, não mais opiniões pessoais dos âncoras. Mas, é conveniente que emissoras de TV também veiculem editoriais?
Acredito que não. Emissoras não deveriam exibir editoriais. Elas funcionam sob uma concessão pública de TV, liberada pelo governo para prestação de serviços de informação, educação, entretenimento, entre outros. A lei não diz nada sobre opinião de empresas privadas, portanto é um abuso das emissoras exibirem editoriais. A concessão que elas possuem é para veicular a notícia, promover o debate para a sociedade, mostrando as diferentes correntes e opiniões, deixando a cargo do telespectador o direito de escolha.
E para piorar, praticamente todas as emissoras são de direita. Nenhuma emissora é de centro ou esquerda. E como as emissoras exercem grande influência na sociedade, elas acabam influenciando também a opinião do telespectador. As posições políticas das emissoras acabam dando brecha para episódios lamentáveis, como o debate entre Fernando Collor e Lula, que foi manipulado a favor de Collor, onde os interesses políticos se sobressaíram em um debate que deveria ser justo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Texto enviado pelo leitor João Vitor Viana
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE