Comunicado gera incerteza sobre fim dos motoristas de Uber, ameaçando milhares de profissionais no Brasil
Pegando todos os motoristas de surpresa, a Uber anunciou um investimento de 300 milhões de dólares na Lucid Motors, empresa fabricante de veículos elétricos, com o objetivo de substituir motoristas humanos por carros autônomos. Segundo a própria empresa, a expectativa é adquirir mais de 20 mil SUVs Lucid Gravity, equipados com tecnologia de condução autônoma desenvolvida pela startup Nuro, e iniciar as operações já em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não pense que isso é um caso isolado. Outras grandes players do setor, como Tesla e Waymo, também apostam em veículos autônomos como solução para revolucionar o transporte urbano. Séria esse o fim dos motoristas de aplicativos? Para a Uber, a promessa é oferecer viagens mais rápidas, seguras e ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo, em que reduz custos operacionais. No entanto, o avanço depende ainda de superar obstáculos técnicos e regulamentares que envolvem essa inovação.
Ao unir forças com a Lucid e a Nuro, a Uber se posiciona de forma estratégica. A Lucid já é reconhecida por seus carros elétricos de alto desempenho, e a Nuro, por sua experiência em tecnologia autônoma. Essa colaboração pode acelerar a implantação de uma frota robusta de táxis-robôs, mudando o cenário do transporte por aplicativos e reduzindo a dependência de motoristas humanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas vão perder seus empregos?
É inevitável que essa transformação impacte os profissionais que hoje trabalham dirigindo para a Uber. Embora a substituição não seja imediata, o setor terá que se adaptar a um novo modelo. Contudo, a empresa ainda não detalhou como pretende lidar com esses motoristas durante essa transição, mas o tema gera expectativas e incertezas no mercado de trabalho.
Fora isso, o uso de veículos elétricos autônomos pode trazer ganhos importantes para o meio ambiente. Com as cidades cada vez mais preocupadas com a poluição e o aquecimento global, a aposta em tecnologia limpa reforça o compromisso da Uber com a sustentabilidade. E assim, pode inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE