É permitido aposentar e trabalhar? Veja o que diz o INSS

É permitido aposentar e continuar trabalhando? Veja o que diz a lei do INSS em 2025

Se aposentar não significa, necessariamente, parar de trabalhar. Muitas pessoas continuam exercendo suas atividades mesmo depois de começar

27/12/2025 13h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Saiba como fica os pagamentos e contribuições do INSS em 2026 (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/Lennita)

É permitido aposentar e continuar trabalhando? Veja mais

Se aposentar não significa, necessariamente, parar de trabalhar. Muitas pessoas continuam exercendo suas atividades mesmo depois de começar a receber o benefício do INSS, e isso é totalmente permitido por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aposentado pode seguir trabalhando normalmente, desde que não tenha se aposentado por invalidez. Nesses casos, como a pessoa foi consderada incapaz para o trabalho, não é possível voltar à atividade profissional.

O mesmo acontece na aposentadoria especial, quando o trabalho envolve riscos à saúde. Fora essas situações, não há nenhuma proibição para continuar trabalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem se aposenta e permanece com carteira assinada mantém quase todos os direitos de um trabalhador ativo. Férias, 13º salário, vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde e o depósito mensal de 8% no FGTS continuam garantidos.

Esse valor do FGTS, inclusive, pode ser sacado integralmente assim que a aposentadoria é liberada.

Se o aposentado continuar trabalhando na mesma empresa, ele também pode sacar todos os meses os novos valores depositados no FGTS pelo empregador. A legislação permite esse saque mensal, o que acaba sendo uma vantagem para quem decide não deixar o mercado de trabalho.

Essas normas fazem parte das leis trabalhistas e já form confirmadas pelo próprio INSS em comunicados oficiais. Segundo o órgão, a aposentadoria encerra apenas a possibilidade de conquistar novos benefícios previdenciários, mas não obriga o fim do contrato de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o vínculo com a empresa pode continuar normalmente. O que muda é apenas o destino das contribuições feitas ao INSS depois da aposentadoria.

Afinal, qual o valor do novo salário mínimo de 2026?

Em suma, para 2026, o Governo Federal traz um aumento acima da média. Dessa forma, os aposentados precisam estar cientes do benefício previsto para 2026 aos idosos acima dos 60 anos. Ademais, o mínimo deve subir para R$ 1.621, um aumento de R$ 103 na comparação com o valor atual de 1.518. Vale lembrar que o reajuste começa a valer a partir do dia 1° de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, o reajuste de cerca de 6,8% no cálculo do mínimo acabou sendo confirmado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. O novo valor veio à tona após a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de novembro, que avançou 4,18% em 12 meses.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS clicando aqui.

Autor(a):

Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Senac em 2023, sou apaixonado por futebol e futebol americano. Torcedor do Corinthians e do Los Angeles Rams, escrevo sobre o futebol brasileiro, cobrindo o dia a dia e as histórias dos maiores clubes do mundo. lucas.goia@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.