É preciso ir ao banco fazer prova de vida? O que o INSS tem a dizer

Prova de vida do INSS: Beneficiários ainda têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de comparecer a um banco; Veja o que mudou e como funciona
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS fala real sobre prova de vida (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Freepik/GMN)

Prova de vida do INSS: Beneficiários ainda têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de comparecer a um banco ou não; Veja o que mudou e como funciona

Diante de tantas mudanças nas regras previdenciárias nos últimos anos, muitos aposentados e pensionistas ainda têm dúvidas sobre a obrigatoriedade da prova de vida do INSS e como estão executando agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, ainda é preciso ir até o banco para garantir a continuidade do benefício?

De acordo com o portal Agência Brasil, o INSS comunicou que os beneficiários não precisam mais comparecer presencialmente a uma agência bancária ou postos da autarquia para isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, desde 2023, a autarquia realiza o cruzamento de dados públicos para verificar se o beneficiário está vivo, com foco em evitar fraudes e simplificar o processo.

Com base nessas informações oficiais, explicaremos neste texto:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prova de vida ainda é obrigatória?

Conforme dito acima, o procedimento deixou de ser responsabilidade do segurado.

Desde 2023, cabe ao próprio INSS comprovar que o beneficiário está vivo, por meio do cruzamento de dados públicos e registros oficiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança visa reduzir burocracias e evitar que aposentados em situação de vulnerabilidade deixem de receber seus benefícios por dificuldades de locomoção ou acesso.

No entanto, ela continua sendo obrigatória e o INSS monitora registros como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja: Se o beneficiário aparece em qualquer um desses sistemas com atividade recente, a prova de vida é considerada feita automaticamente.

Quando o beneficiário precisa agir?

Porém, a atuação direta do beneficiário se faz necessária quando o INSS não encontra nenhuma movimentação nos bancos de dados em um prazo de 10 meses após o aniversário do titular.

Nesses casos, o segurado será notificado oficialmente e terá a oportunidade de realizar a prova de vida por qualquer uma das seguintes opções:

Como fazer a prova de vida se for notificado?

Como consultar sua situação da prova de vida?

Para verificar se a sua prova de vida já foi validada, siga os passos abaixo:

Site Meu INSS:

  1. Acesse o site oficial;
  2. Entre com CPF e senha da conta Gov.br;
  3. Por fim, clique em “Prova de Vida” para visualizar o status.

Pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Baixe ou atualize o app Meu INSS;
  2. Faça login;
  3. Acesse o menu de serviços e selecione “Prova de Vida”.

Pelo telefone:

Conclusão:

Em suma, aposentados e pensionistas não precisam mais ir ao banco para fazer prova de vida.

A responsabilidade agora é do INSS, que realiza o procedimento por cruzamento de dados públicos.

Só quem não tiver movimentações registradas será notificado para comprovar presencialmente ou online. Lembrando que essa mudança busca proteger os beneficiários e tornar o processo mais eficiente e acessível.

Mas, para saber mais informações do INSSclique aqui. *

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile