Eduardo Paes anuncia FIM de serviço vital no transporte público do RJ e crava substituto para salvar 6M de cariocas em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/01/2025 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda mudança no transporte público do Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil)

No ano passado, houve novas mudanças no serviço de bilhetagem da cidade, mas elas ainda seguem em vigor para a adaptação das empresas e passageiros

É oficial! O RioCard, na cidade do Rio de Janeiro, será substituído de vez até o dia 1º de fevereiro. Para quem não tem acompanhado, o prefeito Eduardo Paes apresentou as etapas da chegada do Jaé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Estadão Mobilidade, o cartão já funciona no sistema BRT, no VLT e na frota dos municipais. Por isso, já é possível fazer todas as integrações tarifárias, que podem ser carregadas por Pix, débito ou cartão de crédito. O Censo, do IBGE, revelou que, no município, vivem mais de 6 milhões de habitantes.

Em 2024, a implantação do novo modelo já estava com cerca de 70% de validação nas vans do Sistema de Transporte Público Local. Idosos acima de 65 anos, por sua vez, estão livres para se cadastrar no aplicativo do Jaé, garantindo a gratuidade com o voucher do celular ou o cartão de Bilhete Único.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o prazo máximo para conclusão da instalação mecânica gratuita acabou no dia 31 de dezembro. Por isso, os permissionários que não fizeram, terão que agendar e pagar pelo processo. Agora, em janeiro, começa o período para a adaptação da transição. Depois, a mudança será total na cidade.

Eduardo Paes, RioCard
Eduardo Paes deu fim ao uso do cartão RioCard, colocando o Jaé no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Afinal, o que muda?

  • O Jaé, por enquanto, ainda não será aceito no Metrô Rio, uma vez que é um projeto municipal;
  • Apesar da chegada do novato, o RioCard deverá ser apresentado nos validadores nas integrações intermunicipais.
Eduardo Paes, Jaé
Eduardo Paes anunciou o cartão Jaé, que já está em processo de funcionamento no Rio (Foto: TV Globo)

Conclusão

O Jaé terá sua primeira via gratuita, mas não será necessário ter um cartão físico para pagar a passagem. De acordo com a prefeitura, o usuário poderá gerar um QR Code através do aplicativo para pagar as passagens, com recargas liberadas na mesma hora.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A plataforma já está disponível para Android e iOS. Hoje, o valor do passe segue fixado em R$ 4,30. Já nos metrôs, sai por R$ 7,50 – sendo o mais caro do sistema metroviário brasileiro. Eduardo Paes ressaltou que vem buscando uma unificação o Governo do Estado para expandir o projeto.

+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre o Metrô, Bilhete Único e transporte público no geral!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.