Surpreenda-se com o fim de um serviço vital no metrô do RJ cravado por Eduardo Paes, além de um substituto no próximo ano
Nesta semana, uma notícia urgente deve atingir a vida de milhões de trabalhadores e usuários do transporte público. Desse modo, há um novo substituto de um serviço vital no metrô do RJ, com Eduardo Paes cravando um fim definitivo na modalidade, além de uma série de mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são exclusivas do portal o Dia, que divulgou a notícia no último domingo (22). Assim, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o que foi informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.
Sendo assim, a partir de 1º de fevereiro, o Cartão Jaé será o único sistema de bilhetagem aceito nos ônibus, VLTs, BRTs e “cabritinhos” do Rio. Ou seja, os cariocas que usam transporte público deixarão de usar o Riocard, com o seu fim decretado de vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, ele continuará sendo aceito nos trens, metrô, barcas e ônibus intermunicipais. Assim, o novo substituto apresenta 3 tipos de cartão: o Jaé Visa, destinado a usuários frequentes, o verde, para passageiros esporádicos e turistas, e o laranja, voltado à gratuidade.
Dessa forma, Zeca Vianna, CEO do Jaé, emitiu um comunicado importante sobre o novo sistema, dizendo:
“Recomendamos que as empresas comecem a adquirir o Jaé a partir de 1º de novembro de 2024, evitando deixar para o último momento e assegurando uma transição tranquila. O processo é totalmente on-line, rápido e gratuito e pode ser feito pelo site do Jaé”, explicou ele.
Além disso, após cravar o fim do Riocard, Eduardo Paes se mostrou bastante confiante com o novo método:
“Pelo sistema atual (com o controle da Riocard) é como se tivéssemos a raposa tomando conta do galinheiro. Agora, haverá um intermediário entre as duas pontas, a prefeitura. Jaé é transparência. Riocard é caixa-preta. Não vamos mais permitir que as empresas controlem a bilhetagem”, afirmou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clique aqui para saber mais a respeito de notícias sobre transporte público.
Onde o Jaé está à venda?
De acordo com o G1, o Jaé já está disponível em praticamente todas as estações do BRT, em máquinas de autoatendimento, e nos seguintes postos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) na Cidade Nova;
- Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria 169, em Botafogo;
- Terminal Paulo da Portela, em Madureira;
- Terminal Jardim Oceânico, na Barra;
- Terminal Alvorada, na Barra;
- Rua Aurélio Figueiredo 41, Loja D, em Campo Grande;
- Terminal Santa Cruz.
Conclusões finais
Por fim, o novo substituto do RioCard no RJ promete trazer uma série de mudanças na vida da população carioca. Assim, será possível utilizar diversos meios de transporte, incluindo metrô e ônibus, com segurança e qualidade.