
Galvão Bueno em transmissão da Fórmula 1 na Globo. (Foto: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após Copa do Mundo e Libertadores, Globo não irá renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1
Em meio à pandemia de coronavírus, a Globo enfrenta uma das piores crises de sua história, e prova disso é a perda de grandes atrações esportivas que a emissora vem tendo.
Recentemente, o canal carioca já havia pedido a rescisão de contratos para os dois principais campeonatos de futebol que tinha em sua programação: a Libertadores e até a Copa do Mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Quem é o pai do traficante Bagdá? Vilão de Três Graças confronta o passado cara a cara
● Novelas mais pobres e cancelamento da festa de fim de ano: Globo perde R$700M e baixa corte de gastos
● Ex-diretor da Globo envia e-mail para a empresa inteira e fala de bastidores: “Desvio de 100M”; canal se pronuncia
Além da crise gerada pela pandemia, o aumento considerável do dólar, que é a moeda envolvida nessas negociações, tornou praticamente inviável para a Globo a manutenção dessas competições. A emissora até tentou uma renegociação, com valores mais acessíveis, mas sem acordo, decidiu que não irá permanecer com esses torneios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso da Copa do Mundo, com a próxima edição ocorrendo em 2022, ainda há a possibilidade de uma nova negociação da FIFA com a Globo, uma vez que o rompimento dessa parceria não seria vantajoso nem para a emissora e nem para a entidade máxima do futebol.
Acontece que os jogos da Copa do Mundo estão entre as maiores audiências e faturamentos da Globo, enquanto que a FIFA enxerga que o Brasil também está entre as maiores audiências da Copa em todo o mundo, com esse grande alcance proporcionado através da própria Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEM FÓRMULA 1
E como se não bastasse perder os dois principais campeonatos de futebol, a Globo sofreu um novo baque recentemente com a perda da Fórmula 1.
Mesmo faturando mais de R$ 494 milhões com as transmissões das corridas apenas este ano, a emissora não achou viável renovar o contrato para manter a Fórmula 1 em sua programação, e sem acordo para uma renovação com valores reduzidos, já avisou aos seus patrocinadores que não haverá transmissão da próxima temporada da categoria. A informação é da revista Meio & Mensagem.
Vale lembra que a Globo detinha os direitos de transmissão da Fórmula 1 desde 1981, ou seja, há quase 40 anos. A não renovação também irá afetar a exibição dos treinos livres e reprises da categoria no SporTV.
