Em dez anos, “Jornal Nacional” perde quase metade da audiência

O “Jornal Nacional” vem registrando uma grande queda na audiência ano após ano. Comandado por William Bonner e Patrícia Poeta, a atração fechou o último mês de setembro como o pior de toda a sua história. Comparando com seus índices de dez anos atrás, a queda é de quase a metade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os dados obtidos pela Folha de S. Paulo, em setembro do ano de 2004 a audiência do telejornal era de 36.8 pontos, enquanto em setembro deste ano, esses números caíram drasticamente para apenas 19.7 de média, apresentando uma queda de 47%, perdendo quase a metade do público.
Em 2000, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivalia a 43 mil domicílios e a emissora possuía cerca de 1,673 milhão de residências ligadas no telejornal. Hoje, um ponto equivale a 65 mil domicílios na região, com cerca de 1,280 milhão de domicílios ligados no programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em relação ao “share” do jornal, participação de um determinado programa nas TVs ligadas, o “Jornal Nacional” também apresentou queda e, enquanto em 2001, a cada 10 televisores ligados, 4 estavam sintonizados no programa, hoje essa média caiu para 3,3 pessoas por 10 televisores.
A queda foi constatada em pleno período eleitoral, onde a tendência é o público assistir mais os jornais para se manter informadas sobre os candidatos e as pesquisas divulgadas. Mas nem isso estancou a sua queda e ele é o único telejornal a apresentar uma variação negativa tão grande.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A seguir, confira as médias de setembro abaixo, ano após ano:
2000 – 38,9 pontos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2001 – 41,4 pontos
2002 – 33,3 pontos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2003 – 40,1 pontos
2004 – 36,8 pontos
2005 – 38,5 pontos
2006 – 36,8 pontos
2007 – 34,9 pontos
2008 – 30,5 pontos
2009 – 34,2 pontos
2010 – 29,3 pontos
2011 – 33,2 pontos
2012 – 24,3 pontos
2013 – 26,9 pontos
2014 – 19,7 pontos
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
