Ex-diretor da Globo envia e-mail para a empresa inteira e fala de bastidores: “Desvio de 100M”; canal se pronuncia

Janis Ritins, diretor de imagem da Globo, teria enviado um e-mail aos funcionários da emissora em que denuncia supostos problemas internos
3 min de leitura
Logo Globo (Foto: Reprodução / GloboPlay)

Logo Globo (Foto: Reprodução / GloboPlay)

Janis Ritins, ex-diretor de imagem da Globo, fez graves acusações sobre empresa; Globo se pronúncia oficialmente e nega (Veja abaixo posicionamento do canal)

Janis Ritins, ex-diretor de imagem da Globo, teria encaminhado um e-mail a todos os funcionários da emissora em que denuncia supostos problemas internos, relata um suposto clima de insatisfação e até rumores de desvio de R$ 100 milhões. O print do e-mail veio à tona nesta sexta-feira, 14, e Globo negou acusações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, Janis Ritins afirma que, em pleno ano de celebração da empresa, diversos boatos circulam pelos bastidores.

Entre os maiores boatos está a suspeita de um desvio milionário e reclamações sobre supostos atrasos em pagamentos dos funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse ano de comemoração da empresa, muitos boatos vem a tona, desvio de 100 milhões (um pra cada ano), funcionários não ganharam nem um bombom, festa rolou pra galera importante, rolou pra televisão aberta, mas no geral rola um descontentamento muito grande com tudo”, iniciou Janis Ritins.

Em seguida, o ex-diretor pergunta aos colegas de trabalho se alguém saberia explicar o motivo do cancelamento da tradicional festa de fim ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Verdade que a festa de final de ano foi cancelada por conta desses cortes?”, questionou Janis Ritins.

Direitos básicos

Janis Ritins ainda acusa a Globo de não garantir direitos básicos aos colaboradores, citando supostas jornadas exaustivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os funcionários que são mal pagos e fazem essa empresa todos os dias trabalhando 6×1, com horários sempre trocados, tudo alterando em cima da hora, sem os direitos básicos, extensão de horário sem receber hora extra, tendo suas horas roubadas por compensações compulsórias, ilegais e desproporcionais de banco de horas, ainda vão perder logo o pão e circo anual de vocês pra manter os ânimos controlados? O que está acontecendo com a empresa?”, afirmou.

Além disso, o ex-diretor também critica a postura da emissora carioca e cobra explicações das gestões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Alguém sabe dar algum posicionamento sobre algo?Vocês pedem pra vestir a camisa, pra ter orgulho de onde trabalham“, disse o ex-diretor, que continuou:

“Mas vocês não cumprem com as leis trabalhistas, não cumprem com convenções sindicais e nem mesmo com a constituição, assim fica difícil. Boa tarde, Janis Ritins”, finaliza o e-mail.

E-mail e Janis Ritins (Foto: Reprodução / Instagram)

Corpo do e-mail

Além disso, no trecho integral do e-mail, Janis Ritins diz estar confuso com a condução da empresa e relata inconsistências entre o discurso de cortes e decisões recentes da gestão.

“Encaminho esse e-mail pra todos, pois estou em dúvida e não sei quem saberia me responder. As gestões passaram pra gente que foram feitos diversos cortes na empresa (alguns alegam um desvio de 100 milhões mas outros dizem que isso é apenas fofoca) mas o que foi dito que era o momento de cortes e contenção por parte da empresa, não contratação de funcionários”, disse o diretor.

Além disso, o ex-diretor também denuncia uma suposta contratação que, em sua visão, seria irregular e aponta possível favorecimento.

“Recentemente foi feita uma contratação para a casa (não de mão de obra temporária) onde contrataram a esposa de um coordenador aqui do Jardim Botânico na posição de operação de caracteres”, afirmou ele, que continuou:

“Ta podendo contratar? E pode contratar a esposa de um coordenador?Mesmo sem a pessoas ter nenhuma experiência na área? Eu fiquei com essa dúvida, se vocês puderem sanar, por favor, fico muito agradecido”, finalizou.

E-mail de Janis Ritins (Foto: Reprodução / Instagram)

O QUE DIZ A GLOBO EM NOTA?

Por fim, em nota oficial, a Globo negou as informações:

Não é verdade que houve qualquer desvio ou corte irregular de recursos. A Globo possui canais formais e mecanismos internos de gestão para tratar as questões e insatisfações mencionadas no e-mail do ex-funcionário, e lamentamos que ele não tenha recorrido a esses instrumentos enquanto esteve conosco”, diz a nota.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile