Em estado terminal, astro de Laços de Família desistiu de realizar seu maior sonho

Astro de Laços de Família enfrenta estado terminal e comove ao desistir de realizar o maior sonho da vida; Veja

21/06/2025 16h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Elenco da novela Laços de Família (Foto: Reprodução)

Astro de Laços de Família enfrenta estado terminal e comove ao desistir de realizar o maior sonho da vida

Marcado por uma trajetória brilhante na televisão brasileira, o astro que conquistou o público em Laços de Família enfrentou o momento mais delicado de sua vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diagnosticado com uma doença terminal, ele decidiu abrir mão do sonho que o motivou por anos, surpreendendo familiares, amigos e fãs.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em celebridades das informações do TV História, detalha agora o triste fim do astro da novela Laços de Família, André Valli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ator de Laços de Família desistiu de sonho

Atores e fãs ficaram surpresos com a notícia da morte de André Valli, o eterno Visconde de Sabugosa, em 20 de junho de 2008, no Rio de Janeiro.

O artista, de 62 anos, lutava contra um câncer agressivo no pâncreas e no fígado, mas ainda alimentava planos ousados para sua carreira teatral.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
André Valli (Reprodução/UOL)

Carreira de sucesso

Valli, nascido Joaquim dos Santos Bonifácio, começou sua trajetória na TV em 1971, em “O Cafona”, e participou de novelas como “O Bem-Amado” (1973) e “Escrava Isaura” (1976).

Contudo, foi como Visconde de Sabugosa no “Sítio do Picapau Amarelo” (1977–1986) que conquistou o grande público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o reconhecimento popular se solidificou por sua encarnação da espiga falante: segundo Joyce Campos, neta de Monteiro Lobato, Valli foi “o melhor Visconde… descobriu o pó de pirlimpimpim, que era o sonho da minha infância”.

ALém disso, ele mesmo valorizava o carinho do público, lembrando com humor um episódio em que foi chamado de “meu Visconde” na fila do banco .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande desejo

Em maio de 2008, exames revelaram o estágio terminal da doença. Em entrevista ao Estadão, seu empresário Luciano Borges afirmou que o diagnóstico foi “um choque” e que já não havia mais chance de cura.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Zilka Salaberry, Jacira Sampaio, Dirce Migliaccio e André Valli são alguns dos atores de “Sítio do Picapau Amarelo” que já morreram (Foto: Divulgação/TV Globo)

Contudo, pouco antes de sua morte, Valli lutava para financiar sua grande ambição: montar a peça “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um amigo revelou ao G1 que esse espetáculo era “um desejo antigo” do ator, seu verdadeiro sonho teatral.

Sua morte

No entanto, seu falecimento em 20 de junho de 2008 impediu a realização desse projeto tão sonhado. O corpo foi velado no Teatro Villa-Lobos, no Rio, antes de ser levado ao Recife, sua terra natal, para o enterro.

A vida de André Valli

  • Diagnóstico de câncer terminal em abril/maio de 2008, com metástase no pâncreas e no fígado
  • Carreira consolidada na TV, especialmente como Visconde de Sabugosa (1977–1986)
  • Reconhecimento por Joyce Campos, neta de Lobato, como “o melhor Visconde”
  • Desejo de montar “Dom Quixote” no teatro, sonho interrompido pela doença e morte

Qual era o personagem de André Valli em Laços de Família?

O ator André Valli interpretou o personagem Onofre na novela Laços de Família (exibida de junho de 2000 a fevereiro de 2001). Onofre era o vizinho pacato de Helena (Vera Fischer) e marido de Ofélia, dona de voz lírica.

André Valli na novela Laços de Família (Foto: Reprodução)
André Valli na novela Laços de Família (Foto: Reprodução)

O personagem trazia leveza e presença discreta ao cotidiano da trama, servindo como contraponto às emoções intensas da família.

CONCLUSÃO

Por fim, a trajetória de André Valli, marcada por talento, conquistas e planos interrompidos, permanece como um exemplo emocionante de persistência artística.

Contudo, apesar da carreira brilhante na televisão, o verdadeiro desejo de seu coração — a montagem de “Dom Quixote” — nunca se concretizou.

No entanto, sua morte em 20 de junho de 2008 encerrou tanto a vida quanto o sonho que ele esperava realizar nos palcos.

Veja também matéria especial sobre: Parada cardíaca, câncer e irreconhecíveis: Elenco de Laços de Família tem desfecho cruel com morte de 7 astros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.