Em pressão por audiência, estrela da TV tirou a própria vida ao vivo

Uma tragédia ao vivo expôs os bastidores sombrios da fama. Estrela da TV tirou a própria vida diante das câmeras. Veja os detalhes

31/05/2025 7h45

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Estrela tirou a própria vida ao vivo (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma tragédia ao vivo expôs os bastidores sombrios da fama. Estrela da TV tirou a própria vida diante das câmeras

Em uma manhã de julho de 1974, os telespectadores da cidade de Sarasota, na Flórida, assistiram, estarrecidos, a um dos episódios mais chocantes da história da televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A jornalista Christine Chubbuck, considerada uma das estrelas da WXLT-TV, tirou a própria vida ao vivo, durante a apresentação de seu quadro no telejornal. A tragédia marcou a história do jornalismo.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o TV História, Christine Chubbuck era uma jovem jornalista talentosa, reconhecida por seu profissionalismo e dedicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após se destacar em emissoras locais, ela acabou sendo contratada pela WXLT-TV, afiliada da ABC, onde se tornou uma das principais apresentadoras do telejornal local.

Ela comandava o quadro Suncoast Digest, no qual entrevistava figuras da comunidade e abordava temas de interesse público.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em um cenário onde as programações regionais têm grande força nos Estados Unidos, Christine rapidamente se tornou uma figura conhecida e respeitada na região.

Christine Chubbuck (Reprodução / Web)
Christine Chubbuck (Reprodução / Web)

Luta contra a depressão

Apesar do sucesso profissional, Christine travava uma intensa luta pessoal contra a depressão e a ansiedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com relatos, ela era extremamente reservada, não tinha amigos próximos além da mãe e do irmão. Além disso, ela enfrentava dificuldades em seus relacionamentos amorosos.

Mesmo passando por acompanhamento psicológico e já tendo sido internada por uma overdose (algo que sua família manteve em segredo da emissora), sua saúde mental continuava a se deteriorar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pouco antes da tragédia, Christine sugeriu à equipe do jornal que abordasse o tema suicídio em seu programa. A proposta foi aceita. O que ninguém imaginava era que ela estava planejando usar esse espaço para seu último e trágico ato.

Tirando a própria vida ao vivo

No dia 15 de julho de 1974, Christine apresentou normalmente o Suncoast Digest. Quando uma matéria gravada não foi ao ar por problemas técnicos, ela aproveitou a brecha e leu, com calma, o seguinte texto:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“De acordo com a política do Canal 40 de trazer a você o que há de mais moderno em ‘sangue e tripas’ e em cores vivas. Você está prestes a ver outro caso em primeira mão: uma tentativa de suicídio.”

Christine Chubbuck (Reprodução / Web)
Christine Chubbuck (Reprodução / Web)

Em seguida, sacou uma arma e disparou contra a própria cabeça. Apesar de relatos de que a imagem acabou sendo cortada segundos antes, o áudio da transmissão permaneceu no ar, sendo ouvido por todos os espectadores.

Christine acabou sendo socorrida e levada ao hospital, mas faleceu horas depois. Seu colega de trabalho, o editor Rob Smith, revelou que ela já havia mencionado, em tom de brincadeira, a intenção de cometer suicídio ao vivo, algo que, infelizmente, não foi levado a sério.

História de filme

A história de Christine Chubbuck ganhou as telas de cinema em 2016 com o filme Christine, estrelado por Rebecca Hall.

A atriz declarou que a intenção da obra não era focar na morte da jornalista, mas sim na sua luta silenciosa para levar uma vida com dignidade, apesar do sofrimento psicológico.

“Muita gente passa pela vida tentando agir normalmente e é impossível não se identificar com isso”, afirmou Hall ao The New York Times.

Cena do filme com Rebecca Hall (Reprodução / Web)
Cena do filme com Rebecca Hall (Reprodução / Web)

Busque ajuda

O caso de Christine nos lembra da importância de ouvir, acolher e prestar atenção aos sinais de sofrimento emocional ao nosso redor. Ninguém precisa enfrentar a dor sozinho.

Se você ou alguém próximo está passando por um momento difícil, procure ajuda. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, pelo número 188.

Considerações finais

Qual outro famoso tirou a própria vida?

Recentemente, alguns famosos faleceram em circunstâncias que sugerem suicídio. Entre elas, destaca-se a atriz sul-coreana Kim Sae-ron, que morreu aos 24 anos em fevereiro de 2025, segundo o BBC.

Outro caso notável é o do psicólogo e influenciador brasileiro Bruno Soalheiro, conhecido como “psicólogo fora da casinha”. Ele acabou sendo encontrado morto em abril de 2025.

Embora a causa oficial da morte não tenha sido divulgada, as circunstâncias levantaram suspeitas de suicídio, de acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘Terra’.

Por fim, veja: LUTO: Atriz da Globo que se suicidou tem carta psicografada divulgada e dá recado de partir o coração

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.