Em Travessia, Globo descumpre mais uma vez promessa

Em Travessia, Globo descumpre mais uma vez promessa que vem fazendo há anos sobre suas novelas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/10/2022 11h36

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Travessia será encurtada? Após fracasso de audiência, Globo se manifesta e resolve falar a verdade sobre o folhetim (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

A Globo é considerada a número 1 em teledramaturgia.

No âmbito da dramaturgia, todas as emissoras fazem alguma promessa perante o público, mas não estão cumprindo como dizem. A Globo por exemplo, com a estreia de Travessia descumpriu mais uma vez o que vem fazendo há anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para começar, o SBT insiste em dizer que lançará um segundo horário de novelas. Acontece que por enquanto, se consolidou no nicho infantil e produz apenas uma trama inédita.

SAIBA MAIS! Travessia passa longe do sucesso de Pantanal, mas marca quatro vezes mais audiência que o SBT e a Record; veja

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Band não demonstra interesse em voltar ao formato. A Record TV se especializou no formato bíblico e o segundo horário de novelas acabou sendo realocado para reprises.

Com relação à Globo, a maior produtora de novelas do Brasil, e uma das maiores do planeta, a promessa é em relação as intermináveis ‘barrigas’. Esse termo é usado para classificar os períodos em que nada acontece de significante nas novelas, deixando-as paradas e sem tanta emoção.

Nenhuma dessas promessas foram cumpridas, nem mesmo pela Globo e nem pelas concorrentes. A Vênus Platinada conta com estudo e planejamento invejável, mesmo assim, não consegue implementar seu projeto.

Travessia atualmente no ar, promete ter a temida ‘barriga’. Apenas na terceira semana de exibição, o folhetim de Gloria Perez, que teve uma primeira semana ágil, começou a perder o fôlego ainda no início, imagine até meados de abril, onde será substituída por Terra Vermelha de Walcyr Carrasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Travessia poderá ter as intermináveis ‘barrigas’ (Foto: Reprodução / Globo)

NOVELAS CURTAS

Outro ponto que faz com que as ‘barrigas’ sejam inevitáveis são o fato dos episódios ultrapassarem uma hora de duração. O mesmo aconteceu com Pantanal.

A Globo estuda reduzir a quantidade de horas no ar e o número de capítulos, assim os tornariam mais ágeis, consequentemente com mais emoção em tempo de tela. A proposta é impedir que as tramas andem em círculos, sem apresentar nada relevante, de acordo com informações do TV Prime.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É válido destacar que, em décadas passadas, as novelas tinham mais de 200 capítulos, o que as deixavam com um marasmo ainda maior. No mercado internacional, as tramas têm em média 40 minutos e somente 80 capítulos de exibição. Esse modelo deverá ganhar força no país.

Pelo menos essa promessa é feita há alguns anos pela emissora carioca. Fato é que, pelo menos as novelas do horário nobre estão com média de seis meses a sete de exibição, diferentemente dos oito e até nove meses de antigamente.

Porém, o folhetim das 19h atualmente, Cara e Coragem que é escrita por Claudia Souto e passa longe de ser um sucesso, ficará oito meses no ar, o que é um grande exagero e que a Globo errou feio em sua estratégia de programação.

É nítido, que fica praticamente impossível cumprir o que se espera há alguns anos. Mas o fato é que tramas mais curtas, além de movimentar o mercado de trabalho, também será muito mais apreciada pelo público pela sua agilidade.

O elenco reduzido, com poucos personagens também surgem como uma ideia para que o formato de uma novela mais curta seja viável comercialmente e também para o público. O fato é que a Globo descumpre mais uma vez uma promessa que vem fazendo há anos sobre suas novelas.

Cara e Coragem será exibida no horário das sete e pela madrugada na Globo (Foto: Montagem/Thais Teles)

Cara e Coragem será exibida no horário das sete da Globo até janeiro de 2023 (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.