
Dani Calabresa na coletiva de imprensa do “Zorra”
(Foto: Globo/Estevam Avellar)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com mais quadros e personagens, foi preciso repensar também o processo de produção do ‘novo’ “Zorra”. A cenógrafa Fumi Hashimoto, por exemplo, planejou espaços multiusos para as gravações. Isso permitiu que apenas nos três primeiros meses de gravação fossem produzidos 76 cenários em estúdio e a maioria se desdobrou em outros novos ambientes, multiplicando as possibilidades e agilizando o processo.
“Decidimos ter uma paleta de cores mais neutra para os personagens sobressaírem. Juntamos alguns esquetes no mesmo ambiente e cada um ganhou nova função”, explica Fumi. Nesse mesmo período, a cenografia chegou a montar 13 sets externos, como gruta, boteco, acampamento, caatinga e quermesse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas cenas contam com adereços personalizados pela equipe de produção de arte. Em um esquete, por exemplo, uma tábua de madeira ganhou os contornos de uma gôndola veneziana típica dos rios italianos para virar uma “gôndola” de mercado. “A gente trabalha os detalhes de acordo com o espírito das piadas. Umas requerem tratamento mais realístico e outras são tão surreais que ganhamos a possibilidade de estilizar”, pontua a produtora de arte Angela Melmann.
A variedade e a criatividade também estão presentes na caracterização. “É um produto muito rico em diversidade de personagens. Para transformar atores novos em idosos, por exemplo, escolhemos entre três tipos de envelhecimento: maquiagem, látex ou próteses de silicone, todos feitos sob medida”, pontua Isabel Arbizu, responsável pela caracterização. Em um mesmo programa, um ator pode ser chef de cozinha, advogado, comissário de voo, entre outros. Para isso, a equipe de figurino preza pelo minimalismo. “É um figurino leve, sem exageros e que não traz o humor pela roupa. Entendemos que o figurino não precisa extrapolar na cor ou numa modelagem para tornar um personagem mais engraçado”, diz o figurinista Marcelo Henrique.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE